sábado, 20 de outubro de 2012

Acordo Ortográfico





MUDANÇA ORTOGRÁFICA

 

   A palavra ortografia resulta da combinação dos  elementos de origem grega orto(correto) e grafia(escrita). Em 1500, a Carta de Caminha trazia a palavra hoje grafada como “datada deste porto seguro davosa jlha da Vera cruz  oje sesta feira primeiro de mayo...”.Perceba  que, nesse momento, não existia uma padronização. O som  de  i podia ser representado graficamente por i ou y.

   O século 16  presenciou a chegada do latim, o qual  implementou o léxico português. Passaram a ser valorizadas formas gráficas restauradas, com base no latim, por exemplo, regno por reino. Nascem, porém, aspectos negativos nesta ânsia de fazer a língua portuguesa galgar o degrau de língua de cultura. Assim, a palavra tipogafia muda para typografia. Foi a época da corrida por  ch,ph,rh e th. Hoje, ainda se vê, com freqüência (estou me despedindo do trema), nomes,como, Raphael, Thaís,etc.

   É somente com a chegada do século 20  que  assistiremos à preocupação com a proposta de simplificação ortográfica. A primeira bandeira surgiu em 1904, com Gonçalves Viana, segundo o qual dever-se-ia suprimir os símbolos da etimologia  grega, como, th, ph, ck(=k), rh e y.

   Em 1915, a Academia Brasileira de Letras apressava-se para ajustar a reforma brasileira à luz dos padrões da reforma portuguesa de 1911. Todavia, em 1919, por orientação do acadêmico  Osório Duque Estrada, o projeto de simplificação e a própria reforma foram engavetados. A esperança voltará somente  em  1931 com  o  novo  acordo  assinado entre Brasil  e  Portugal.

   Consoante  ao  vaivém político e, simultaneamente, a ausência de rigorosidade,  a  Constituição Brasileira  de  1934, saudosa  do  passado,  determinou a  volta  do  ph. O Brasil  foi obrigado a reorganizar sua grafia  de  acordo  com  a  ortografia da  Constituição de 1891. Assim,  o  vaivém  ortográfico  foi  prescrevendo  e  moldando  a  vida  do  letrado  brasileiro.

   O  que  há, entretanto, de novidade  a  acrescentar é  o  reflexo  do  “cansei”, isto é, políticos  e  acadêmicos, por estarem descontentes com a existência de duas ou mais grafias diferentes, voltam-se à busca de uma nova reforma. O descontentamento seja talvez o receio de que para a palavra  colégio  o  paulista  venha  grafar  coléjo,  o  carioca  culégio  e  o  baiano  colégio  e  você, leitor,....sabe  Deus!

   Ironia à parte,  o  fato é  que  a  partir  de  2009,  o  Português  deverá  ter a  mesma ortografia em todo o mundo lusófono  contanto que o  acordo  entre Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau  não  seja  desconectado.

   Engana-se  quem  acha  que  tudo  vai  bem  entre  os  acadêmicos. A  atual uniformização  não deixa  de  ser polêmica  e  aborrecedora para os defensores da língua  como  patrimônio cultural. Senão  vejamos:

O  acordo foi planejado para uniformizar tanto quanto possível a grafia vigente em Portugal, no Brasil  e  nos outros países da fala portuguesa. Por quê? Para que o português possa se tornar Língua mais importante a ser adotado pela Unesco como oficial (...)Mas ninguém deve se preocupar muito, porque as mudanças são quase insignificantes para os brasileiros”(JOSUÉ MACHADO).

   O  gramático  Evanildo  Bechara  é  sistematicamente  contra  por  considerá-lo  imperfeito  e, sobretudo,  parcial “deixa de resolver uma série de problemas, como o uso do hífen e o das maiúsculas, entre  outros”.

   Platão Savioli,  gramático e coordenador do Curso Anglo,  também  se  volta  contra  a  timidez  do  acordo  e  define-o  como  uma  reforminha  tímida, muito tímida, que não mexe adequadamente  no  essencial”.

   Maria Helena de Moura Neves, autora de Gramática de Usos do Português e Guia de Uso do Português, lamenta  a  ausência  de  reforma  ampla, pois “não fica garantida uniformização completa, e sem isso não se justifica a mudança. Já tivemos a experiência de fazer dois acordos (1943 e 1945) e ficar no desacordo (no Brasil valendo o de 1943; em Portugal, o de 1945”.

   Assim sendo, a  Reforma Ortográfica de  2009  não  é  para  causar  espanto, visto que há poucas mudanças  significativas. Teremos de escrever  “ideia”, “jiboia”, em vez  de  idéia, clarabóia,  com  a  eliminação  dos  ditongos  ei  e  ou.  Some, igualmente, o acento das palavras como “creem”, “veem”, “enjoo”,  “voo”,  “feiura”,  entre outros.

   Em  Portugal,  desaparecem  o  c  e  o  p  mudos, como em  acção”, “adopção”, “baptismo”, “óptimo”  e, além do mais, escreverão “úmido”  em  vez  de  “húmido”,  o  que  suscitou  crítica  dos  puristas  como  a  vez  da  “brasilificação” do  vocabulário português.

   Evidencia-se, porém, ganhos  de  simplificação.  Veja, pois,  os  itens  da  Mudança Ortográfica:

 

1- TREMA. Desaparece da maioria das palavras. Permanecerá  em  nomes próprios  e  derivados.

Cuidado:  você  que  escrevia  “eqüino” para designar  cavalo  e  “equino” para  indicar  ouriço-do-mar   não  leia  apressadamente  a  frase “os  equinos são invertebrados”

 

2- HÍFEN.  Cai  quando  o  segundo  elemento  começa  com  s ou  r. Estas  consoantes serão duplicadas. Antes,  você  escrevia  anti-semita,  agora,  antissemita. Ainda há pouco,  anti-religioso; daqui a pouco, antirreligioso. Podemos  abstrair  a  regra de  que  o hífen cairá  quando  a  palavra  se referir  a  um  ser  ou  objeto  único,  como,  “mandachuva”.

Cai  também  quando  o  prefixo  termina  em  vogal  e  o  segundo  elemento  começa  com uma  vogal  diferente. É  o  caso  de  extra” +  “escolar”  transforma-se  em   extraescolar;  “auto” + “estrada”  vira  autoestrada.

Cuidado:  o  hífen é introduzido em  micro-ondas” e em  prefixos  que  terminam  em  r: hiper, inter e super.

 

3- DITONGOS   EI    E    OU.  Deixam  de  ser  acentuados  em  palavras,  como,  jiboia, geleia, feiura....

Cuidado:  a  mudança  é    gráfica,  não  mudança  de  pronúncia.

Pergunte  ao  seu  professor:  por  que  em  “lençóis”  a  acentuação  prevalece?

 

4- ENCONTROS  VOCÁLICOS   OO    E   EE.   Cai  o  acento  de  palavras  como  “creem”, “deem”, “veem”, “enjoo’, “voo”   e  outras  dessa  natureza.

 

5- ACENTO  DIFERENCIAL.  Desaparece   em   pára”(verbo)  de   “para”(preposição); “pélo”(verbo) de “pêlo”(substantivo) e de “pelo”(preposição); “pêra”(substantivo) de “pêra”(preposição arcaica); “pólo”(substantivo) de “pólo”(combinação de ´por´e  ´lo´).

 

6- FORMAS  VERBAIS.  Cai  o  acento  em

6.1-  “averigúe”  passa  a   averigue;

6.2- “apazigúe”  passa  a   apazigue;

6.3- “argúem”    passa   a   arguem.

 

7- ALFABETO.  Passará  a  ter  26  letras. Incorporar-se-ão  K,  W   E    Y.

 

8- A PARTIR DE 2008, SEGUNDO A  CLP (COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA), AS MUDANÇAS COMEÇAM A SER INCORPORADAS GRADUALMENTE NOS PAÍSES E, SOBRETUDO, ENTRE 2009 E 2010  OCORRERÁ O PERÍODO DE TRANSIÇÃO.

 

   O  que  se  observa,  por  conseguinte, é  a  fragilidade da  mudança, cujo resultado é a tentativa de unificação de um processo desunificado. Tão des-unificado  que até  nossos  alunos “contribuem”  em  seus  blogs  para  o  debate  em  torno  da  ortografia.  Visite seus  blogs  e  perceba  o  k substituindo  o qu (aki=aqui); o  x  vale  por  ss (axim=assim)  e  (ateh= até)...É  o  eterno  retorno. É  a  eterna  mudança. Neste  caso,  fica  o  dilema  de  um  professor  aflito: “se  fosse  para  escrever  de  qualquer  jeito,  por  que  o  Estado  e  outras  instâncias, incluindo  nossa família,  gastaram  tanto  com  instrução”?.  Há,  com  certeza,  mais  coisas  entre  o  céu  e  a  terra  ou,  paradoxalmente,  nada    de  novo  debaixo  do  sol.

Professor  ERNALDICAS.

domingo, 14 de outubro de 2012







PARA ENTENDER O JULGAMENTO DO “MENSALÃO”


Fábio Konder Comparato

Ao se encerrar o processo penal de maior repercussão pública dos últimos anos, é preciso dele tirar as necessárias conclusões ético-políticas.

Comecemos por focalizar aquilo que representa o nervo central da vida humana em sociedade, ou seja, o poder.

No Brasil, a esfera do poder sempre se apresentou dividida em dois níveis, um oficial e outro não-oficial, sendo o último encoberto pelo primeiro.

O nível oficial de poder aparece com destaque, e é exibido a todos como prova de nosso avanço político. A Constituição, por exemplo, declara solenemente que todo poder emana do povo. Quem meditar, porém, nem que seja um instante, sobre a realidade brasileira, percebe claramente que o povo é, e sempre foi, mero figurante no teatro político.

Ainda no escalão oficial, e com grande visibilidade, atuam os órgãos clássicos do Estado: o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e outros órgãos auxiliares. Finalmente, completando esse nível oficial de poder e com a mesma visibilidade, há o conjunto de todos aqueles que militam nos partidos políticos.

Para a opinião pública e os observadores menos atentos, todo o poder político concentra-se aí.

É preciso uma boa acuidade visual para enxergar, por trás dessa fachada brilhante, um segundo nível de poder, que na realidade quase sempre suplanta o primeiro. É o grupo formado pelo grande empresariado: financeiro, industrial, comercial, de serviços e do agronegócio.

No exercício desse poder dominante (embora sempre oculto), o grande empresariado conta com alguns aliados históricos, como a corporação militar e a classe média superior. Esta, aliás, tem cada vez mais sua visão de mundo moldada pela televisão, o rádio e a grande imprensa, os quais estão, desde há muito, sob o controle de um oligopólio empresarial. Ora, a opinião – autêntica ou fabricada – da classe média conservadora sempre influenciou poderosamente a mentalidade da grande maioria dos membros do nosso Poder Judiciário.

Tentemos, agora, compreender o rumoroso caso do “mensalão”.

Ele nasceu, alimentou-se e chegou ao auge exclusivamente no nível do poder político oficial. A maioria absoluta dos réus integrava o mesmo partido político; por sinal, aquele que está no poder federal há quase dez anos. Esse partido surgiu, e permaneceu durante alguns poucos anos, como uma agremiação política de defesa dos trabalhadores contra o empresariado. Depois, em grande parte por iniciativa e sob a direção de José Dirceu, foi aos poucos procurando amancebar-se com os homens de negócio.

Os grandes empresários permaneceram aparentemente alheios ao debate do “mensalão”, embora fazendo força nos bastidores para uma condenação exemplar de todos os acusados. Essa manobra tática, como em tantas outras ocasiões, teve por objetivo desviar a atenção geral sobre a Grande Corrupção da máquina estatal, por eles, empresários, mantida constantemente em atividade magistralmente desde Pedro Álvares Cabral.

Quanto à classe média conservadora, cujas opiniões influenciam grandemente os magistrados, não foi preciso grande esforço dos meios de comunicação de massa para nela suscitar a fúria punitiva dos políticos corruptos, e para saudar o relator do processo do “mensalão” como herói nacional. É que os integrantes dessa classe, muito embora nem sempre procedam de modo honesto em suas relações com as autoridades – bastando citar a compra de facilidades na obtenção de licenças de toda sorte, com ou sem despachante; ou a não-declaração de rendimentos ao Fisco –, sempre esteve convencida de que a desonestidade pecuniária dos políticos é muito pior para o povo do que a exploração empresarial dos trabalhadores e dos consumidores.

E o Judiciário nisso tudo?

Sabe-se, tradicionalmente, que nesta terra somente são condenados os 3 Ps: pretos, pobres e prostitutas. Agora, ao que parece, estas últimas (sobretudo na high society) passaram a ser substituídas pelos políticos, de modo a conservar o mesmo sistema de letra inicial.

Pouco se indaga, porém, sobre a razão pela qual um “mensalão” anterior ao do PT, e que serviu de inspiração para este, orquestrado em outro partido político (por coincidência, seu atual opositor ferrenho), ainda não tenha sido julgado, nem parece que irá sê-lo às vésperas das próximas eleições. Da mesma forma, não causou comoção, à época, o fato de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tivesse sido publicamente acusado de haver comprado a aprovação da sua reeleição no Congresso por emenda constitucional, e a digna Procuradoria-Geral da República permanecesse muda e queda.

Tampouco houve o menor esboço de revolta popular diante da criminosa façanha de privatização de empresas estatais, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso. As poucas ações intentadas contra esse gravíssimo atentado ao patrimônio nacional, em particular a ação popular visando a anular a venda da Vale do Rio Doce na bacia das almas, jamais chegaram a ser julgadas definitivamente pelo Poder Judiciário.

Mas aí vem a pergunta indiscreta: – E os grandes empresários? Bem, estes parecem merecer especial desvelo por parte dos magistrados.

Ainda recentemente, a condenação em primeira instância por vários crimes econômicos de um desses privilegiados, provocou o imediato afastamento do Chefe da Polícia Federal, e a concessão de habeas-corpus diretamente pelo presidente do Supremo Tribunal, saltando por cima de todas as instâncias intermediárias.

Estranho também, para dizer o mínimo, o caso do ex-presidente Fernando Collor. Seu impeachment foi decidido por “atentado à dignidade do cargo” (entenda-se, a organização de uma empresa de corrupção pelo seu fac-totum, Paulo Cezar Farias). Alguns “contribuintes” para a caixinha presidencial, entrevistados na televisão, declararam candidamente terem sido constrangidos a pagar, para obter decisões governamentais que estimavam lícitas, em seu favor. E o Supremo Tribunal Federal, aí sim, chamado a decidir, não vislumbrou crime algum no episódio.

Vou mais além. Alguns Ministros do Supremo Tribunal Federal, ao votarem no processo do “mensalão”, declararam que os crimes aí denunciados eram “gravíssimos”. Ora, os mesmos Ministros que assim se pronunciaram, chamados a votar no processo da lei de anistia, não consideraram como dotados da mesma gravidade os crimes de terrorismo praticados pelos agentes da repressão, durante o regime empresarial-militar: a saber, a sistemática tortura de presos políticos, muitas vezes até à morte, ou a execução sumária de opositores ao regime, com o esquartejamento e a ocultação dos cadáveres.

Com efeito, ao julgar em abril de 2010 a ação intentada pelo Conselho Federal da OAB, para que fosse reinterpretada, à luz da nova Constituição e do sistema internacional de direitos humanos, a lei de anistia de 1979, o mesmo Supremo Tribunal, por ampla maioria, decidiu que fora válido aquele apagamento dos crimes de terrorismo de Estado, estabelecido como condição para que a corporação militar abrisse mão do poder supremo. O severíssimo relator do “mensalão”, alegando doença, não compareceu às duas sessões de julgamento.

Pois bem, foi preciso, para vergonha nossa, que alguns meses depois a Corte Interamericana de Direitos Humanos reabrisse a discussão sobre a matéria, e julgasse insustentável essa decisão do nosso mais alto tribunal.

Na verdade, o que poucos entendem – mesmo no meio jurídico – é que o julgamento de casos com importante componente político ou religioso não se faz por meio do puro silogismo jurídico tradicional: a interpretação das normas jurídicas pertinentes ao caso, como premissa maior; o exame dos fatos, como premissa menor, seguindo logicamente a conclusão.

O procedimento mental costuma ser bem outro. De imediato, em casos que tais, salvo raras e honrosas exceções, os juízes fazem interiormente um pré-julgamento, em função de sua mentalidade própria ou visão de mundo; vale dizer, de suas preferências valorativas, crenças, opiniões, ou até mesmo preconceitos. É só num segundo momento, por razões de protocolo, que entra em jogo o raciocínio jurídico-formal. E aí, quando se trata de um colegiado julgador, a discussão do caso pelos seus integrantes costuma assumir toda a confusão de um diálogo de surdos.

Foi o que sucedeu no julgamento do “mensalão”.

sábado, 26 de maio de 2012

CÓDIGO FLORESTAL E CÓDIGO DE ÉTICA

Senhores  e  senhoritas,

Atenção!

  Dilma:  seriedade  e  decisão.


  A  Presidenta   vetou   12 itens e  fez   32 mudanças no Código Florestal Brasileiro




 A presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O governo vai editar uma medida provisória (MP) para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidenta. Os vetos e a MP serão publicados na edição de segunda-feira (28) do Diário Oficial da União.

“Foram 12 vetos e 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado, cinco correspondem a dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo”, resumiu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao anunciar as decisões.

Entre os pontos vetados está o artigo que trata da consolidação de atividades rurais e da recuperação de áreas de preservação permanente (APPs). O texto aprovado pelos deputados só exigia a recuperação da vegetação das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios de até 10 metros de largura. E não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas APPs nas margens de rios mais largos.

Os vetos estão sendo apresentados pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, no Palácio do Planalto.

O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional, desde que tenham o apoio da maioria absoluta das duas Casas – Senado e Câmara – em votação secreta.

Até mais!

sábado, 5 de maio de 2012

consequências da aprovação do sistema de cotas raciais no País



  Senhores  e  senhoritas,


  Hoje   acordei  com   Machado de  Assis  me  arrancando  da  cama. 

Há  sol  lá  fora, 

entretanto  Machado  me   incomoda.  Faço-lhe  saudações  e  apresento-lhe  o nosso STF.

 Hoje  temos  Cota  para  negros...

 

  Machado   aperta  os  lábios  diante  da  minha  euforia. 

 Lança-me  um  lembrete  e  foge  sem  se  despedir:

 

 

Não  nos  preocupemos,  


AS  CONSEQUÊNCIAS   DA  APROVAÇÃO  DO  SISTEMA  DE  COTAS  RACIAIS  NO  PAÍS

SERÃO  INSIGNIFICATIVAS:  NO  BRASIL,  SEMPRE  HAVERÁ  MAIS  NEGROS  PRESOS  DO QUE  MATRICULADOS  NAS  NOSSAS  UNIVERSIDADES!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CÓDIGO FLORESTAL

 















 Senhores  e  senhoritas,

  Leiam  e   produzam: 
 
<>
<>
<>
 
<>
<>
 
<>
 
<>
 
 Cientistas enumeram retrocessos no novo Código Florestal

A aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados no dia 25 de abril representa um retrocesso para a conservação da diversidade animal e vegetal do País, segundo avaliação de cientistas. O texto aprovado seguiu para o Palácio do Planalto que pode sancionar ou vetar a nova legislação ambiental brasileira.



Dentre os principais pontos considerados críticos, no novo Código Florestal, destaca-se a obrigação da recuperação de 15 metros de Áreas de Preservação Permanente (APPs) ripárias apenas para os rios com 10 metros de largura. Já os córregos mais largos, que representam a maior parte dos rios de grandes propriedades rurais, ficam desprotegidos pela nova legislação. Na prática, isso representa anistia concedida aos produtores rurais ao histórico passivo ambiental.
Outro fator crítico para a conservação do meio ambiente é a retirada de apicuns e salgados das APPs (locais próximos à praia onde é feita a criação de camarão), áreas que ficam passíveis à exploração pelos agricultores.
Cientistas membros do Grupo de Trabalho (GT) que estuda o Código Florestal, formado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), divulgaram vários estudos alertando sobre a necessidade da conservação e preservação desses patrimônios naturais, além da recuperação de 15 metro de APPs para todos os rios, dentre outras iniciativas para a conservação do meio ambiente.

Poluição de água compromete segurança alimentar - Há quem diga que a ausência, no novo Código Florestal, de recuperação de áreas de preservação permanentes próximas aos rios provoca poluição nas águas em decorrência do uso de agrotóxicos, o que, futuramente, pode comprometer a segurança alimentar e estimular o déficit hídrico.
Foi excluído também do novo Código Florestal os mecanismos inseridos pelo Senado Federal que previam a concessão de crédito agrícola pelo sistema financeiro oficial atrelada à regularização ambiental, segundo Jean Paul Metzger, professor do Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e membro do grupo de trabalho que estuda o Código Florestal.

Caíram os dispositivos do Senado que propiciavam uma melhor delimitação de áreas de várzeas em áreas urbanas e exigiam um mínimo de área verde em expansões urbanas, em uma tentativa de reduzir a ocorrência de enchentes nas grandes cidades, por exemplo. O texto aprovado pelos deputados também retirou a necessidade de autorização de órgão federal para supressão de vegetação nativa onde há espécie ameaçada de extinção e ignorou a área de proteção de 50 metros ao longo das veredas.
Fim de tempo mínimo para áreas cultivadas - No novo Código Florestal foi alterada ainda a definição de pousio - descanso que se dá a uma terra cultivada, quando a cultura é interrompida por um ou mais anos. Ou seja, o texto acaba com o tempo mínimo para o uso dessas áreas e retira a definição de "terras abandonadas". A avaliação é de que, com essas mudanças, proprietários rurais poderão requerer o corte de uma vegetação secundária (que é quase tudo que sobrou, pelo menos no caso da Mata Atlântica) alegando se tratar de área de uso em pousio. Na avaliação de especialistas, isso representa um instrumento favorável a futuros desmatamentos legais.
Outro ponto considerado polêmico do Código é a manutenção da possibilidade de redução de Reserva Legal (RL) na Amazônia, de 80% para 50% no caso de estados com mais de 65% de Unidades de Conservação e terras indígenas, abrindo espaço para mais desmatamentos legais em curto prazo. Os deputados no Código Florestal também proibiram a divulgação do cadastro rural na internet, reduzindo o poder de controle da sociedade civil.
Medidas paliativas - Temendo os impactos da nova lei ambiental brasileira, os senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC) apresentaram ontem (2) o Projeto de Lei (PLS 123/2012) que regulariza atividades agrossilopasstoris, de ecoturismo e de turismo rural consolidadas até julho de 2008 em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal.
Segundo a Agência Senado, as medidas previstas no projeto estavam no texto do Código Florestal (PLC 30/2011) aprovado em dezembro pelo Senado, mas foram modificadas na versão final (PL 1876/1999) aprovada pela Câmara dos Deputados recentemente.
O projeto estabelece que União, estados e o Distrito Federal terão até dois anos, após a publicação da nova lei ambiental, para implantar Programas de Regularização Ambiental (PRAs) para áreas desmatadas ilegalmente até 2008. Caberá à União, pelo texto, definir normas gerais. Já os estados e o DF definiriam normas específicas de funcionamento dos programas.
Após a criação do programa no estado onde se localiza a área irregular, o proprietário terá até dois anos para aderir ao PRA e assinar termo se comprometendo a cumprir as obrigações previstas, segundo a Agência Senado. Durante o período em que o PRA estiver sendo criado no estado e após a assinatura do termo de compromisso, o proprietário não poderá ser autuado por infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008. Quando forem cumpridas as obrigações estabelecidas no PRA, as multas previstas serão consideradas como convertidas em serviços de preservação e melhoria do meio ambiente, regularizando o uso das áreas rurais consolidadas, dentre outras medidas.

Dentre outras medidas, o PL apresentado pelos dois senadores prevê minimizar os impactos no âmbito das APPs. Isto é, no caso de atividades consolidadas em margem de rio com largura de até dez metros, será obrigatória a recomposição de matas em faixas de 15 metros de largura. Para rios com mais de dez metros, em caso de imóveis da agricultura familiar e aqueles que, em 22 de julho de 2008, tinham até quatro módulos fiscais, será obrigatória a recomposição das faixas de matas correspondentes à metade da largura do curso d'água, observado o mínimo de 30 metros e o máximo de 100 metros.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Mário Sérgio Cortella no Hora da Coruja - JustTV - 24/04/12 Parte 1

1º DE MAIO



Senhores  e  senhoritas,

A palavra "trabalho" tem suas origens e raízes no vocábulo latino TRIPALIUM três "tri" e "palus" pau, com um significado um pouco assustador sendo denominado um instrumento de tortura, onde o "tripaliare"aquela pessoa que torturava com esse método trabalhar significava ser torturado no TRIPALIUM.

 

Entretanto,   Trabalho  pode  ser  sinônimo  de   Dedicação,  Luta  e  Transformação.

"Dizem que ir para a rua não muda nada. Mas sabemos que ir para a rua muda tudo. Porque sabemos que jamais os direitos foram dados; foram sempre conquistados!


Dizem que ir para a rua não muda nada. Mas sabemos que ir para a rua muda tudo. Porque sabemos que jamais os direitos foram dados; foram sempre conquistados! Hoje é dia 1 de Maio. É Dia da/o Trabalhador/a. É dia de sairmos à rua e dizermos que não aceitamos que delapmid oes nossos direitos! Não aceitamos que nos roubem o futuro nem o direito a vivermos uma vida digna! E que não aceitamos os ardilosos eufemismos linguísticos utilizados pelos serviçais do capital para destruir os direitos conquistados: hoje é dia de gritarmos bem alto que temos direitos e não regalias! Foram conquistados, não foram dados!


Recordemos os motivos que estão na origem da celebração do Dia do/a Trabalhador/a no dia 1 de maio: o massacrdee trabalhadoras/es quando lutavam pelo direito a uma jornada de trabalho de 8 horas! De facto, em 1884, a Federation of Organized Trades and Labor Unions, dos EUA, definiu o dia 1 de maio de 1886 como limite para que se estabelecesse uma jornada de trabalho de 8 horas.


 Nesta data, realizaram-se diversas greves em todo o país e, no dia 4 de maio, decorreu em Chicago uma manifestação que culminou no brutal massacre de Haymark1et [2]. Em 1889, a II Internacional Socialista declarou o 1º de maio como dia de luta pelo direito às 8 horas de trabalho. No ano seguinte, o dia 1 de maio foi celebrado em diversos países tendo começado a esboçar-se como o Dia doas/ Trabalhadoras/es2 [3].

Em Portugal, o Dia do Trabalhador foi assinalado pela primeira vez em 18903 [4] e o reconhecimento de uma jornada de trabalho de oito horas foi conseguido um ano depois, se bem que apenas para os homens e para uma profissão (os manipuladores de tabaco)4 [5].

Apesar desta celebração, o Dia do Trabalhador só foi declarado feriado nacional com o 25 de abril de 1974, tendod soi celebrado livre e nacionalmente a 1 de maio desse ano. Foi também com Abril que finalmente se reconheceram e consagram na Constituição reivindicações das/os trabalhadoras/es tais como o direito ao trabalho, o direito a saláriog ui al para trabalho igual, o direito à retribuição do trabalho, ao repouso e ao lazer, ao descanso semanal e a férias pagas, diirteo a proteção social no desemprego, na doença e na velhice ou o direito a um limite máximo da jornada de trabalho.


Estes direitos são nossos; são de todas as pessoas que lutaram e feneceram pugnando por eles; são daso/s trabalhadoras/es do futuro. Não aceitamos que nos roubem o nosso futuro! Nem aceitamos voltar atrás!

Em 1891, Leão XIII escreveu a encíclica Rerum Novarum sobre a condição dos operários (eis uma rara oportunidade para citar um Papa) onde refere que “os trabalhadores, isolados e sem defesa, têm-se visto entregues à mercê de senhores desumanos e à cobiça duma concorrência desenfreada. A usura voraz veio agravar ainda mais o mal. A tudo isto deve acrescentar-se o monopólio do trabalho e dos papéis de crédito, que se tornaram o quinhão dum pequeno númer o de ricos e de opulentos, que impõem assim um jugo quase servil à imensa multidão dos proletários”.

Poderia esta citação ser mais atual? Parece haver um plano montado para nos fazer voltar atrás mais de um século! Mas nós temos memória e continuaremos a lutar pelos nossos direitos!" 1 [6]
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1 Esta manifestação estava a terminar quando a polícia ordenou aos manifestantes que dispersassem. De súbito, foi lançada uma bomba que matou uma pessoa e feriu outras setenta. Centenas de pessoas foram detidas e interrogadas num processo que convenientemente condenou oito dos principais organizadores da luta laboral em Chicago, alguns dos quais nem sequer se encontravam em Haymarket aquando do lançamento da bomba.

2 Curiosamente, nos EUA o dia da/o trabalhador é assinalado na primeira segunda-feira do mês de setembro, sendo esta data conhecida como Labor Day. Eis os motivos:
No dia 6 de agosto de 1882, a Central Labor Union of New York City declarou que o dia 5 de Setembro desse ano seria feriado para as/os trabalhadores da cidade e realizar-se-iam paradas e celebrações. Em 1884, a mesma instituição anunciou que passaria a considerar anualmente a primeira segunda-feira do mês de setembro como o Labor Day, desejando que este fosse um feriado universal para as/os trabalhadores. Em 1887, o estado de Oregon declarou este dia feriado. Em 1894, o presidente Grover Cleveland decretou o Labor Day feriado nacional, desviando intencionalmente a celebração do Dia do Trabalhador do dia 1 de maio, data conotada com reivindicações laborais e opressão de trabalhadoras/es. Nos EUA, o Labor Day celebra-se até hoje na primeira segunda-feira do mês de setembro.

3 Nesta data, cerca de 8 mil trabalhadores abandonam os seus postos de trabalho e dirigem-se pacificamente ao túmulo de Fontana, fundador do extinto Partido Socialista Português. Após a Implantação da República, alguns concelhos declaram o dia 1 de maio dia feriado.

4 Segundo o Censo de 1878, Portugal teria 4 160 315 habitantes. O Inquérito Industrial de 1881 referia que a indústria dos tabacos empregava 4021 trabalhadores, o que representava uma grande importância na indústria nacional.

Publicado  in  Esquerda (http://www.esquerda.net) Home >

terça-feira, 13 de março de 2012

ESCREVER BEM!



    Senhores  e  senhoritas,


   É opinião comum, entre meus alunos, o fato de que a redação esteja entre as tarefas mais difíceis do vestibular. O certo é que a matéria 'redação' não tem a seu favor um programa pré-estabelecido, organizado sistematicamente, por meio de tópicos, como ocorre, por exemplo, em Biologia ou outra disciplina caracterizada pela predominância da logicidade. Não menos certo é mostrar que Escrever bem envolve a construção de um estilo próprio, uma forma pessoal de lidar com a linguagem. Assim sendo, a ausência de um método cartesiano para pensar a redação torna-se fator determinante e profícuo para a aprendizagem do aluno. A redação tem, pois, a seu favor o ato criativo e a liberdade de elaborar a escrita a serviço do pensamento.


   Em redação, meu papel, como professor, resume-se em desafiar o aluno a se superar sempre e sempre, a buscar estilo próprio e sentir o prazer do próprio texto. Ensinar a escrever redação deixa de ser, portanto, uma tarefa positivista na qual imponho meu método de construção de texto, minha metodologia como uma caixa de ferramentas e instrumento inibitório da criatividade do vestibulando

          PROCEDIMENTOS INTRODUTÓRIOS DA DISSERTAÇÃO

O parágrafo introdutório (tese) apresenta o assunto a ser discutido. Há muitos procedimentos para elaborá-lo: partindo do geral para o   particular, do passado para o presente, usando comparações, conceitos, definições, citações, interrogações etc. Observe alguns exemplos de  introdução do texto dissertativo: Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo? (Fuvest – 2011)


a) Trajetória histórica

No período denominado “Século de Ouro”, na Roma antiga, instituiu-se o “Panis et circenses”: a população recebia o alimento, a diversão, e tudo estava resolvido. Posteriormente, com a Revolução Industrial, deu-se a ideia do imediatismo, da rapidez nas linhas de produção. A História  expõe que as ações e o pensamento a longo prazo são cada vez menos priorizados pelo ser humano, em decorrência de uma construção ideológica  que preza pela síntese, pelo veloz. Mas por quais razões isso ocorre?


b) Método indutivo (do particular para o geral)

Que Jesus Cristo foi exemplo de altruísmo para toda humanidade é fato raramente contestado (inclusive por fiéis não cristãos e ateus), da  mesma forma que a lamentável conclusão de que poucos hoje em dia se lembram desse exemplo e que menos ainda o colocam em prática. Os  homens substituíram o altruísmo pelo egoísmo com tanto empenho que o caminho inverso parece impossível de ser percorrido. Mas será mesmo
assim?


c) Método dedutivo (do geral para o particular)

O individualismo impera no mundo contemporâneo. Contudo, todo imperador possui ascensão e queda. Se o capitalismo fixou o  egocentrismo e a sede pelo lucro, a Natureza instituirá o altruísmo. É em sua solidariedade e em seu sacrifício ao próximo que a Natureza ensina ao   homem qual é a chave para a felicidade.


d) Conceito ou definição

O homem é um ser estritamente vocacionado ao sonho. Incompleto e imperfeito, é dependente desta satisfação imaterial que já levou  gerações a cruzarem os oceanos, descobrir novos planetas e construir nações. Devido à sua razão, liberdade e incompletude o homem apenas  consegue se realizar plenamente no sonho, no amor e na mística.



e) Citação

Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”. Assim, o ser humano está fadado a viver em sociedade, relacionando-se com outros.  Para isso, porém, necessita-se evitar o individualismo humano que, no entanto, fortaleceu-se com a ascensão do sistema capitalista, responsável, dessa forma, pelo altruísmo e o pensamento a longo prazo perderem, cada vez mais, lugar no mundo contemporâneo.




ESQUEMA I




TÍTULO

1º PARÁGRAFO: TEMA + ARGUMENTO 1 + ARGUMENTO 2 (OU COLOCAR + 1)

2º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1

3º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2

4º PARÁGRAFO: REAFIRMAÇÃO DO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL



INTRODUÇÃO: 1º. PARÁGRAFO:


TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 (PANORAMICAMENTE)

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos. A ausência dessa resolução é evidente, pois existem 1populações imersas em completa miséria, a 2paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o 3meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.





ESQUEMA II


TÍTULO

1º PARÁGRAFO: APRESENTAÇÃO DO TEMA

2º PARÁGRAFO: CAUSA (COM EXPLICAÇÕES ADICIONAIS)

3º PARÁGRAFO: CONSEQUÊNCIA (COM EXPLICAÇÕES ADICIONAIS)

4º PARÁGRAFO: REAFIRMAÇÃO DO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL





ESQUEMA III


TÍTULO

1º PARÁGRAFO: APRESENTAÇÃO DO TEMA 

2º PARÁGRAFO: ASPECTOS FAVORÁVEIS

3º PARÁGRAFO: ASPECTOS CONTRÁRIOS

4º PARÁGRAFO: POSICIONAMENTO PESSOAL EM RELAÇÃO AO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL



ESQUEMA  IV


TÍTULO

1º PARÁGRAFO:   APRESENTAÇÃO  DO  TEMA  +  TESE

2º PARÁGRAFO:  ÉPOCA  MAIS  DISTANTE

3º PARÁGRAFO:  ÉPOCA  MAIS  PRÓXIMA   E  ATUAL

4º  PARÁGRAFO: RETOMAR  O TEMA  SOB  UMA  PERSPECTIVA  HISTÓRICA.








quinta-feira, 8 de março de 2012

   Senhores e senhoritas,




 

Machado de Assis trouxe relevo à figura da mulher nos seus escritos.



Vejam as principais mulheres de Machado e suas qualidades.

O QUE A MULHER PRECISA SABER PARA SER FELIZ?




a) Lívia (1872): dela partiu a decisão de romper com a decisão de casamento.



b) Guiomar (1874): em A mão e A luva, escolhe Luiz Alves para que este lhe seja, sobretudo, útil.



c) Estela (1878): em Iaiá Garcia, conduz a ação e promove situações de felicidade para Luiz Garcia, Iaiá e Jorge.



d) Helena (1876): para não ser interpretada como aventureira, deixa-se morrer.


e) Virgília e Marcela (1881): em MPBC, Virgília foi a primeira a mostrar a cura das doenças nervosas decorrentes do casamento.


e) Marcela... a condutora da ação: amou-me durante quinze meses e 11 contos de réis..

f) Sofia(1891): em Quincas Borba, a mulher é o elemento forte, traz o homem dependente de si.



g) Capitu (1899) em D.Casmurro, símbolo da mulher. Em Machado, a mulher pode escolher a forma de sentir e amar.O homem sem Capitu não é nada.


h) Flora (1904): em Esaú e Jacó, sensibiliza-nos, comove-nos, aparece e desaparece mansamente, morre sem perturbar-nos.


i) Fidélia e D.Carmo (1908): em M.Aires, representam a dependência do homem em tudo.


"Aguiar sem Carmo não é nada". Representam, igualmente, dedicação à família e à vida.


Machado escrevia sobre mulheres e para mulheres.




VEJAM MAIS:

1 - "...não basta ver uma mulher para a conhecer, é preciso ouvi-la também..." (Ressurreição,cap.III)



2 - "A mulher, dizia ele, é um livro; o pé é o índice do livro" (Histórias românticas, Ed. Jackson)


3- "pela adulação é que se alcançam as mulheres, bem como se as perde, tal como acontece com os reis" (Queda que as mulheres têm para os tolos", Miscelânea)




4- "as mulheres escolhem com pleno conhecimento do que fazem. Comparam, examinam, pensam, e só se decidem por um, depois de verificar nele a preciosa qualidade que procuram. Essa qualidade é...a toleima!" (Queda que as mulheres têm para os tolos", Miscelânea)


5- "como mulheres, sabem que a ousadia é a primeira virtude masculina" (Crítica teatral, Ed. Jackson).





Que sejamos felizes com as mulheres!

Até mais!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM 2011: ERROS

No Enem, a redação é um capítulo à parte da prova – tanto pela característica da proposta quanto pelas polêmicas em torno das notas. E, a partir deste ano, o Inep, que organiza o exame, promete ser mais criterioso.




O órgão diminuiu o limite de discrepância entre as notas dos dois corretores da redação. Se a diferença for maior que 300, numa escala que vai a 1 mil, o texto vai para um terceiro corretor – antes, o limite era de 500 pontos.



Na prática, a nova regra vai ampliar o número de redações que terão a terceira leitura, o que confere uma correção mais justa – o Inep não informa quantos tiveram esse benefício em 2010.



Em edições anteriores, houve uma série de reclamações em relação às notas da redação. Alunos pediram à Justiça a revisão da nota. O colégio Objetivo, por exemplo, recorreu à Justiça pela revisão da nota de uma aluna porque a avaliação estaria muito abaixo do perfil dela.



O diretor do Objetivo, João Carlos Di Gênio, entende que a novo padrão é positiva. “Agora foi para um valor bom. Mas o problema no Enem é que são muitos corretores. É difícil que todos tenham a mesma competência.”


Espera-se  TRANSPARÊNCIA.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SRF FERE PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA NO ENEM 2011

Suspensa liminar que concedida vistas da redação do Enem a todos


Presidente do Tribunal Regional Federal considera que disponibilizar prova corrigida agora serviria para “tumultuar o certame




O Tribunal Regional Federal da 5ª Região suspendeu a liminar da Justiça Federal no Ceará que determinava ao Ministério da Educação (MEC) conceder vistas das provas e dos espelhos de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 para todos os candidatos do País.




Na decisão, o presidente do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira, avalia que há uma politização das ações relativas ao Enem. "Se, de um lado, o exame ainda não ostenta – é fato a se lamentar – a qualidade operacional desejada, de outro não pode ser ignorado o descuido – inexiste palavra mais amena para dizê-lo – com que vem sendo judicialmente combatido”, sustenta.



A decisão é embasada em três razões. A primeira é que a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará sofreu dois aditamentos, sugerindo que o MPF não sabia o que queria, mas que reconhecidamente queria, perseguindo o resultado – fosse qual fosse – até obtê-lo.



Argumentou também que o Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inep), a União e o MPF, através da Subprocuradoria Geral da República, já tinham celebrado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em agosto de 2011, homologado pelo Juízo da 13ª Vara do Distrito Federal, no qual o governo se compromete a dar vistas à redação apenas a partir da edição de 2012 do Enem. Esse era o argumento do MEC para não mostrar a redação, que defendeu que não tinha condições para fazer isso em relação ao Enem 2011.



Para ele, também há uma razão operacional para justificar a suspensão da decisão. “Com efeito, a disponibilização das provas quer-se feita a 3.881.329 candidatos (os com nota, os com redação em branco e os com redação anulada por algum motivo). Mas nem todos o postularam e talvez somente uns poucos estejam insatisfeitos com a nota obtida”.



“Daí que a disponibilização das provas e dos espelhos contribuiria, em dias de hoje (com o ‘escasso’ instrumental de que a administração reconhece dispor), mais para tumultuar o certame, já tão devedor de credibilidade à sociedade, que propriamente para eficacizá-lo. Na ponderação entre informação e eficiência, neste momento agudo, deve-se uma reverência algo mais acentuada à segunda”, explica

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ERNALDICAS: QUEM CORRIGE O ERRO DO CORRETOR DE REDAÇÃO DO ENEM 2011?

ERNALDICAS: QUEM CORRIGE O ERRO DO CORRETOR DE REDAÇÃO DO ENEM 2011?

QUEM CORRIGE O ERRO DO CORRETOR DE REDAÇÃO DO ENEM 2011?

COMO SÃO OS ERROS E FALHAS NA CORREÇÃO DO ENEM?


Possível  resposta:   Princípio do contraditório e da ampla defesa
Veja dois casos de erros na correção do ENEM 2011:



No primeiro, um estudante do Colégio Lourenço Castanho, de São Paulo, considerado o melhor aluno de sua turma, tirou zero na redação do último ENEM. Em resposta a um pedido de esclarecimento formulado pela escola, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) alegou que a prova havia sido anulada por "conter impropérios". E, quando o estudante e seus professores solicitaram cópia da prova, o MEC se negou a fornecê-la, mas aumentou a nota de zero para 880 pontos.



No segundo caso, uma professora de um cursinho de Campinas, que se inscreveu no ENEM de 2011 só para obter o caderno de questões, entregou em branco os cartões de resposta e, mesmo assim, obteve em todas as provas - com exceção da de matemática - notas maiores do que as notas mínimas divulgadas pelo Inep. "Nos dois dias, assinei meu nome, respondi à frase de verificação de presença e dormi", relatou. Ela pediu esclarecimento sobre os critérios de correção e a resposta do MEC veio com erros de português.



MAS COMO E POR QUE ACONTECEM ESSES ERROS DE CORREÇÃO DO ENEM?



Foi confirmado que um dos candidatos que pediu a revisão da nota da redação, teve uma falha no processo de digitalização da sua redação. Ao ser digitalizada, a folha da redação foi enviada em branco para um dos corretores, o sistema simplesmente não digitalizou nada do que ele escreveu. Dessa forma, o corretor ao ver a folha de redação em branco, como se o candidato não tivesse escrito nada, deu nota zero.



Agora imaginem, quantos candidatos podem ter tido esse mesmo problema na digitalização da sua redação? Simplesmente não dá para imaginar, mas pelas inúmeras reclamações que eu vi, imagino que tenha sido muitos.



Outro erro é a forma de pagamento dos corretores. Por cada redação corrigida, um corretor ganha R$ 1,60. Em média, cada corretor corrigiu 3 mil redações, ganhando cerca de R$ 5 mil. Isso faz com que o corretor não tenha a devida atenção aos critérios adequados de correção, considerando que, quanto mais redações corrigidas, mais dinheiro ele vai ganhar.



FINALMENTE, QUEM SE RESPONSABILIZA PELOS ERROS E FALHAS NA CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DO ENEM?



Por causa de erros na correção da redação, diversos alunos pediram na justiça a revisão na correção da redação. A princípio o MEC se recusou, mas depois alterou a nota da redação de 129 candidatos que fizeram o ENEM 2011.



Mas e os outros candidatos? Aqueles que não têm condição de contratar um advogado para pedir revisão da correção? Estes simplesmente têm que contar com a própria sorte e esperança para que na próxima edição tenham um resultado melhor.



Esses erros de correção atrapalharam a vida de diversos estudantes que participaram dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e Programa Universidade Para Todos (PROUNI).



Lamentável que erros como esses aconteçam num processo seletivo tão importante como o ENEM, capaz de mudar a vida de milhões de pessoas!

domingo, 30 de outubro de 2011

REDAÇÃO UNICAMP 2012

Senhores  e  senhoritas,

A Redação na Unicamp-2012



A prova de redação da Unicamp, ao apresentar três propostas obrigatórias de gêneros diversos, sem que os candidatos saibam previamente quais gêneros serão solicitados, oferece a possibilidade de uma relação real e autêntica com a leitura e a escrita de textos.



O que se espera, com essa proposta, é incentivar a escola a trabalhar com gêneros diversos, com ganhos positivos para os candidatos. Pela natureza da prova, terá melhor desempenho o candidato que tiver uma história de leitura e escrita consistente, desenvolvida ao longo dos anos.

O candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, a partir de textos-fonte. Cada proposta é acompanhada por um texto a ser lido, de gênero diverso daquele que deverá ser elaborado.

Essa diferença, do ponto de vista do vestibular, exige que o candidato seja sensível às características e aos efeitos  de cada gênero.

Cada uma das três propostas é antecedida por um enunciado que fornece as condições para a produção de leitura e escrita, situando o candidato em relação ao propósito de sua escrita (aproveitamento do texto lido, motor gerador da razão de escrever o texto, lugar de avaliação da compreensão em leitura), ao gênero do texto que deverá ser adotado e à interlocução (enunciador e interlocutor) a ser construída.

É a consideração dessas condições que permitirá a elaboração de um texto adequado. Não se deixam de lado, na avaliação da prova, a fluidez da leitura e a unidade textual, para as quais contribuem os elementos coesivos e a adequação do conjunto lexical ao gênero solicitado. Em face da grande diversidade de gêneros textuais, a Banca  Examinadora espera que o candidato esteja preparado para produzir, entre outros, três dos gêneros abaixo listados:

Carta, e-mail, manifesto, convite, discurso, relatório, reportagem, editorial, resumo, panfleto, resenha, biografia, memorando, diário, sinopse, transcrição de locução esportiva, notícia etc.


Capacidades de linguagem:

Argumentar: carta de reclamação, de solicitação, editorial, textos de opinião, resenha etc.

Expor: artigo enciclopédico, resumo de texto expositivo ou explicativo, relatório científico etc.

Relatar: anedota, curriculum vitae, diário íntimo, notícia, relato de experiência (depoimento pessoal), relato policial, relato histórico.

Narrar: ficção científica, novela, romance, biografia, autobiografia, lenda, fábula etc.

Descrever/prescrever ações /instruir: regras de jogo, receita, regulamento, manual de instrução etc.

Número de linhas estipulado para cada texto: até 24 linhas.


Valor de cada texto: de 0 a 16 pontos.

Total da prova de Redação: 48 pontos.

Só haverá anulação da prova de Redação se os três textos forem anulados.
 
Até mais!

domingo, 23 de outubro de 2011

REDAÇÃO ENEM ÚLTIMAS DICAS

 

Senhores   e  senhoritas,

 RECOMENDAÇÕES  FINAIS:








COMPETÊNCIA I


DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA

EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:

ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE REVELE MUITO BOM DOMÍNIO DA NORMA CULTA (AINDA QUE COM PONTUAIS

DESVIOS GRAMATICAIS OU TRANSGRESSÕES PONTUAIS DAS CONVENÇÕES DA ESCRITA).

COMPETÊNCIA II


COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÂO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVOARGUMENTATIVO

EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:

ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE COMPREENDA O TEMA E O DESENVOLVA A PARTIR DE UM PROJETO

PESSOAL DE TEXTO E DE UM REPERTÓRIO CULTURAL PRODUTIVO. ESPERA-SE AINDA QUE ELE REVELE

DOMÍNIO DO TIPO DE TEXTO SOLICITADO: DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

COMPETÊNCIA III


SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS

EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA

EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:

ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE SEJA CAPAZ DE SELECIONAR, INTERPRETAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES,

FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO PRODUTIVA ENTRE ESSA SELEÇÃO E

SEU PROJETO DE TEXTO.

COMPETÊNCIA IV

DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA

ARGUMENTAÇÃO
 
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:


ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE ARTICULE MUITO BEM AS PARTES DO TEXTO. ISSO IMPLICA O EMPREGO DE

RECURSOS COESIVOS (CONJUNÇÕES, PREPOSIÇÕES, PRONOMES E ADVÉRBIOS - ENTRE OUTROS) QUE

ESTABELEÇAM A DEVIDA CONEXÃO ENTRE ORAÇÕES E PARÁGRAFOS DO TEXTO.

COMPETÊNCIA V

ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, DEMONSTRANDO RESPEITO AOS

DIREITOS HUMANOS E À DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL

EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:

ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE   ELABORE PROPOSTA QUE ESTEJA BEM RELACIONADA AO TEMA E REVELE

COERÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO CONSTRUÍDA AO LONGO DO TEXTO.
 
Especial



ENEM
 
Até  mais!  BOA  PROVA.