Do latim temos a expressão carnelevamen, a qual nos remete aos prazeres da carne. Deonísio da Silva nos diz "antes de o Carnaval ser a festa que é, chavama-se entrudo (do latim introitu, entrada), porque aqueles três dias são a porta de entrada para a Quaresma."
Não podemos, porém, esquecer que os italianos chamam a Semana Santa de Settimana Grassa, e, consequentemente, a quarta-feira de martedí grasso, deixando-nos a idéia de que o tempo é, sobretudo, gorduroso. Cinzas sobre a cabeça gordurosa.
Não nos esqueçamos, igualmente, do viajante Charles Dent, que, ao presenciar o carnaval de 1884, considerava perplexo: "todo mundo parecia ter perdido a cabeça".
Todavia, fiquemos com o mestre MACHADO DE ASSIS, segundo o qual "Carnaval é o momento histórico do ano. Paixões, interesses, mazelas, tristezas, tudo pega em si e vai viver em outra parte"(A SEMANA, 16 de fevereiro de 1896).
Assim sendo, ocupemo-nos da Quarta-feira. Esta à porta!
Não vos peço que não ameis o carnaval, pois sei que amais; mas só que reconheçais a Quarta-feira de Cinzas, porque sei que não reconheceis.