Senhores e senhoritas
COMO FAZER UMA BOA PROVA ESCRITA:
A primeira recomendação é LER com muita ATENÇÃO os enunciados e entender o que está sendo pedido. Embora essa seja uma recomendação estereotipada, ela é muito útil na segunda fase.
A segunda: é preciso estar atento ao fato de que o examinador, ao ler as suas respostas, terá de entender o que você quis dizer.
Isso pode parecer óbvio, mas na ânsia de responder tudo o que sabe, você não organiza as ideias, e as respostas acabam ficando incompreensíveis.
Uma boa resposta, então, deve ser objetiva e ter começo, meio e fim. Recomendo, pois, que se faça um esquema. Este o ajudará a não se desviar do que é solicitado na questão.
PLANEJE AS SUAS RESPOSTAS ANTES DE COLOCÁ-LAS, EM DEFINITIVO, NO PAPEL.
A terceira: é importante saber distinguir o significado de DEFINIR, COMPARAR, EXPLICAR, DESCREVER E JUSTIFICAR.
ATENÇÃO! Se você definir quando se pede uma justificativa, sua questão provavelmente será anulada.
Fique atento também nas questões que pedem vários itens. Muitas vezes a resposta encontrada no item "a" servirá para que você responda o item "b"...
As questões, de um modo geral, buscam aferir a capacidade do aluno de ler em diferentes níveis.
Enfim, não se esqueça de que uma PROPOSTA DE REDAÇÃO de temática ampla, como faz a FUVEST, exige que o canditato determine o aspecto do qual pretende tratar durante seu jogo expositivo-argumentativo. O RECORTE TEMÁTICO é a delimitação desse aspecto.