A Redação na Unicamp-2012
A prova de redação da Unicamp, ao apresentar três propostas obrigatórias de gêneros diversos, sem que os candidatos saibam previamente quais gêneros serão solicitados, oferece a possibilidade de uma relação real e autêntica com a leitura e a escrita de textos.
O que se espera, com essa proposta, é incentivar a escola a trabalhar com gêneros diversos, com ganhos positivos para os candidatos. Pela natureza da prova, terá melhor desempenho o candidato que tiver uma história de leitura e escrita consistente, desenvolvida ao longo dos anos.
O candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, a partir de textos-fonte. Cada proposta é acompanhada por um texto a ser lido, de gênero diverso daquele que deverá ser elaborado.
Essa diferença, do ponto de vista do vestibular, exige que o candidato seja sensível às características e aos efeitos de cada gênero.
Cada uma das três propostas é antecedida por um enunciado que fornece as condições para a produção de leitura e escrita, situando o candidato em relação ao propósito de sua escrita (aproveitamento do texto lido, motor gerador da razão de escrever o texto, lugar de avaliação da compreensão em leitura), ao gênero do texto que deverá ser adotado e à interlocução (enunciador e interlocutor) a ser construída.
É a consideração dessas condições que permitirá a elaboração de um texto adequado. Não se deixam de lado, na avaliação da prova, a fluidez da leitura e a unidade textual, para as quais contribuem os elementos coesivos e a adequação do conjunto lexical ao gênero solicitado. Em face da grande diversidade de gêneros textuais, a Banca Examinadora espera que o candidato esteja preparado para produzir, entre outros, três dos gêneros abaixo listados:
Carta, e-mail, manifesto, convite, discurso, relatório, reportagem, editorial, resumo, panfleto, resenha, biografia, memorando, diário, sinopse, transcrição de locução esportiva, notícia etc.
Capacidades de linguagem:
Argumentar: carta de reclamação, de solicitação, editorial, textos de opinião, resenha etc.
Expor: artigo enciclopédico, resumo de texto expositivo ou explicativo, relatório científico etc.
Relatar: anedota, curriculum vitae, diário íntimo, notícia, relato de experiência (depoimento pessoal), relato policial, relato histórico.
Narrar: ficção científica, novela, romance, biografia, autobiografia, lenda, fábula etc.
Descrever/prescrever ações /instruir: regras de jogo, receita, regulamento, manual de instrução etc.
Número de linhas estipulado para cada texto: até 24 linhas.
Valor de cada texto: de 0 a 16 pontos.
Total da prova de Redação: 48 pontos.
Só haverá anulação da prova de Redação se os três textos forem anulados.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário