domingo, 2 de março de 2008

CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA II- 7º termo de PEDAGOGIA.

Alunas,
Nossa última aula foi marcada, sobretudo, por fotos, mas não nos esqueçamos das histórias realistas. Sobre a infância, há um livro "História social da criança e da família" de Philipe Ariès cuja perspectiva versa sobre a descoberta da infância. O autor trata a infância como algo que vai sendo construído, criado a partir das novas formas de falar e sentir dos adultos em relação ao que fazer com as crianças. As próprias noções que diferenciam uma criança de um adulto, em Ariès, surgem como objeto de criação.
Em Pinóquio, a cidade e a escola aparecem como elementos que contribuem para que o boneco de pau se torne um 'menino de verdade'. É oportuno lembrar que Gepeto não sabia bem o que era ser um 'menino de verdade', senão aquilo que todos os habitantes razoáveis da cidade sempre disseram, isto é, que um menino devia ser bom e responsável, ter uma consciência e não uma 'cabeça de pau'. Na escola, pensava Gepeto, aprender-se-ia a ser um 'menino de verdade'.
Todavia, quando Pinóquio vai à cidade, encaminhando-se para a escola, encontra a Raposa e o Gato, elementos que vivem na cidade mas que estão longe de serem cidadãos. Desencaminham Pinóquio, mostrando outras eventualidades da cidade.Enfim, o que se observa, por enquanto, é a presença de forças culturais que estão presentes e que, de certa forma, forjam a infância, entre elas, a escola e a cidade.
Então, até sexta-feira!