Senhores e senhoritas,
É opinião comum, entre meus alunos, o fato de que a redação esteja entre as tarefas mais difíceis do vestibular. O certo é que a matéria 'redação' não tem a seu favor um programa pré-estabelecido, organizado sistematicamente, por meio de tópicos, como ocorre, por exemplo, em Biologia ou outra disciplina caracterizada pela predominância da logicidade. Não menos certo é mostrar que Escrever bem envolve a construção de um estilo próprio, uma forma pessoal de lidar com a linguagem. Assim sendo, a ausência de um método cartesiano para pensar a redação torna-se fator determinante e profícuo para a aprendizagem do aluno. A redação tem, pois, a seu favor o ato criativo e a liberdade de elaborar a escrita a serviço do pensamento.
Em redação, meu papel, como professor, resume-se em desafiar o aluno a se superar sempre e sempre, a buscar estilo próprio e sentir o prazer do próprio texto. Ensinar a escrever redação deixa de ser, portanto, uma tarefa positivista na qual imponho meu método de construção de texto, minha metodologia como uma caixa de ferramentas e instrumento inibitório da criatividade do vestibulando
Em redação, meu papel, como professor, resume-se em desafiar o aluno a se superar sempre e sempre, a buscar estilo próprio e sentir o prazer do próprio texto. Ensinar a escrever redação deixa de ser, portanto, uma tarefa positivista na qual imponho meu método de construção de texto, minha metodologia como uma caixa de ferramentas e instrumento inibitório da criatividade do vestibulando
PROCEDIMENTOS INTRODUTÓRIOS DA DISSERTAÇÃO
O parágrafo introdutório (tese) apresenta o assunto a ser discutido. Há muitos procedimentos para elaborá-lo: partindo do geral para o particular, do passado para o presente, usando comparações, conceitos, definições, citações, interrogações etc. Observe alguns exemplos de introdução do texto dissertativo: Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo? (Fuvest – 2011)
a) Trajetória histórica
No período denominado “Século de Ouro”, na Roma antiga, instituiu-se o “Panis et circenses”: a população recebia o alimento, a diversão, e tudo estava resolvido. Posteriormente, com a Revolução Industrial, deu-se a ideia do imediatismo, da rapidez nas linhas de produção. A História expõe que as ações e o pensamento a longo prazo são cada vez menos priorizados pelo ser humano, em decorrência de uma construção ideológica que preza pela síntese, pelo veloz. Mas por quais razões isso ocorre?
b) Método indutivo (do particular para o geral)
Que Jesus Cristo foi exemplo de altruísmo para toda humanidade é fato raramente contestado (inclusive por fiéis não cristãos e ateus), da mesma forma que a lamentável conclusão de que poucos hoje em dia se lembram desse exemplo e que menos ainda o colocam em prática. Os homens substituíram o altruísmo pelo egoísmo com tanto empenho que o caminho inverso parece impossível de ser percorrido. Mas será mesmo
assim?
c) Método dedutivo (do geral para o particular)
O individualismo impera no mundo contemporâneo. Contudo, todo imperador possui ascensão e queda. Se o capitalismo fixou o egocentrismo e a sede pelo lucro, a Natureza instituirá o altruísmo. É em sua solidariedade e em seu sacrifício ao próximo que a Natureza ensina ao homem qual é a chave para a felicidade.
d) Conceito ou definição
O homem é um ser estritamente vocacionado ao sonho. Incompleto e imperfeito, é dependente desta satisfação imaterial que já levou gerações a cruzarem os oceanos, descobrir novos planetas e construir nações. Devido à sua razão, liberdade e incompletude o homem apenas consegue se realizar plenamente no sonho, no amor e na mística.
e) Citação
Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”. Assim, o ser humano está fadado a viver em sociedade, relacionando-se com outros. Para isso, porém, necessita-se evitar o individualismo humano que, no entanto, fortaleceu-se com a ascensão do sistema capitalista, responsável, dessa forma, pelo altruísmo e o pensamento a longo prazo perderem, cada vez mais, lugar no mundo contemporâneo.
ESQUEMA I
TÍTULO
1º PARÁGRAFO: TEMA + ARGUMENTO 1 + ARGUMENTO 2 (OU COLOCAR + 1)
2º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1
3º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2
4º PARÁGRAFO: REAFIRMAÇÃO DO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL
INTRODUÇÃO: 1º. PARÁGRAFO:
TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 (PANORAMICAMENTE)
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos. A ausência dessa resolução é evidente, pois existem 1populações imersas em completa miséria, a 2paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o 3meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
ESQUEMA II
TÍTULO
1º PARÁGRAFO: APRESENTAÇÃO DO TEMA
2º PARÁGRAFO: CAUSA (COM EXPLICAÇÕES ADICIONAIS)
3º PARÁGRAFO: CONSEQUÊNCIA (COM EXPLICAÇÕES ADICIONAIS)
4º PARÁGRAFO: REAFIRMAÇÃO DO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL
ESQUEMA III
TÍTULO
1º PARÁGRAFO: APRESENTAÇÃO DO TEMA
2º PARÁGRAFO: ASPECTOS FAVORÁVEIS
3º PARÁGRAFO: ASPECTOS CONTRÁRIOS
4º PARÁGRAFO: POSICIONAMENTO PESSOAL EM RELAÇÃO AO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL
ESQUEMA IV
TÍTULO
1º PARÁGRAFO: APRESENTAÇÃO DO TEMA + TESE
2º PARÁGRAFO: ÉPOCA MAIS DISTANTE
3º PARÁGRAFO: ÉPOCA MAIS PRÓXIMA E ATUAL
4º PARÁGRAFO: RETOMAR O TEMA SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA.
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