domingo, 17 de fevereiro de 2008

ARTE DE ESCREVER 2

Na língua falada, é comum obtermos, como resposta, uma idéia abstrata: "Por que você estuda?"(...) "porque preciso" ou "porque Deus quis"...
Ora, o texto escrito requer o conhecimento de algumas regras, com as quais você organizará um texto consistente. Lembre-se de que a dissertação envolve três princípios, quais sejam, exatidão, simplicidade e consistência.
É , igualmente comum, ouvirmos do vestibulando, principalmente, nos primeiros meses do ano, expressões, como, "Professor, não sei como começar". Senhorita, quem não sabe começar, desconhece o modo de desenvolvimento do texto e, sobretudo, ignora o processo de conclusão. Organizaremos, pois, um método de trabalho não como receita para a introdução do texto, mas, peculiarmente, com o intuito de ajudá-la a organizar o pensamento no papel. Saiba, também, que a construção de seu texto dissertativo exige o conhecimento de estratégias de argumentação. Argumentar significa apresentar e defender idéias. Envolve, também, o domínio de premissas ou evidências. Uma forma básica de argumentação pode ser estruturada em função de quatro etapas:
I - Apresentar a TESE e sua importância. (de que estou falando? Por que se está falando?) ernaldicando: é melhor fazer uma breve introdução, na qual o tema é localizado no tempo e/ou espaço. Pode também, mostrar a importância do tema em função do assunto a que se refere;
II- Oferecer provas/argumentos que confirmem a tese. Coloque-os em ordem crescente de importância a fim de conquistar o leitor;
III- Não se esqueça de exibir contra-argumentos (idéias que possam contrariar a própria tese com o propósito de refutação);
IV - Exibir a Síntese.
Então, vamos redigir a partir de tais parâmetros?
A seguir, veja alguns itens de Arte de Escrever com os quais trabalharemos:
--Como defender um ponto de vista?
--Quais são os tipos de argumentação?
--Quais são os tipos de raciocínio?
--Como organizar as idéias?
--Como desenvolver as idéias?
--Como argumentar a fim de valorizar o raciocínio escolhido?
--Como evitar a reflexão superficial? (texto que explora superficialmente um tema)
--Como evitar a generalização?
--Como aprofundar o debate sobre o tema?
--Como fazer a refutação dos argumentos contrários?
--Quais são os critérios que garantem a qualidade do texto dissertativo?
Até mais!