Senhores e senhoritas,
Muitos de vocês revelavam encontrar dificuldade para encontrar ideias a fim de desenvolver a redação. Ora, é preciso esclarecer um fato: não há um mundo de ideias, residindo em algum lugar, que deve ser encontrado como em um passe de mágica.
As ideias, senhores, existem em livros, nos textos já publicados, nas informações que recebemos pelo rádio, pela internet, pelos blogs, pelos jornais, na sala de aula e nas discussões informais. Estas são as verdadeiras fontes da inspiração.
O aluno que não lê terá, é claro, uma dificuldade bem maior em encontrar ideias do que o amante da leitura. A verdadeira fonte das ideias é a leitura constante. O espírito criativo e o raciocínio investigativo são os reforços fundamentais da capacidade de expressão.
Portanto, para se criar ideias é preciso que você faça uma reflexão crítica sobre o estado atual de seu arquivo mental. Avaliando criticamente o seu arquivo mental, ou seja, a quantidade e a qualidade das informações armazenadas em sua memória, você poderá ter uma ideia mais concreta de sua capacidade expressiva e deu seu potencial criador.
Até mais!