Aqui se ensina o parágrafo perfeito; aprende-se a organizar o pensamento; colhe-se informatividade; REDAÇÃO ENEM; MEDICINA UNIMAR; MED FAMEMA! DIREITO UNIVEM! FUVEST/ UNICAMP. MELHORES NOTAS DE MARÍLIA E REGIÃO! CONFIANÇA E AMOR À EDUCAÇÃO! SER PROFESSOR: DIGNIDADE!
domingo, 23 de outubro de 2011
REDAÇÃO ENEM ÚLTIMAS DICAS
Senhores e senhoritas,
RECOMENDAÇÕES FINAIS:
COMPETÊNCIA I
DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE REVELE MUITO BOM DOMÍNIO DA NORMA CULTA (AINDA QUE COM PONTUAIS
DESVIOS GRAMATICAIS OU TRANSGRESSÕES PONTUAIS DAS CONVENÇÕES DA ESCRITA).
COMPETÊNCIA II
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÂO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVOARGUMENTATIVO
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE COMPREENDA O TEMA E O DESENVOLVA A PARTIR DE UM PROJETO
PESSOAL DE TEXTO E DE UM REPERTÓRIO CULTURAL PRODUTIVO. ESPERA-SE AINDA QUE ELE REVELE
DOMÍNIO DO TIPO DE TEXTO SOLICITADO: DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
COMPETÊNCIA III
SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS
EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE SEJA CAPAZ DE SELECIONAR, INTERPRETAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES,
FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO PRODUTIVA ENTRE ESSA SELEÇÃO E
SEU PROJETO DE TEXTO.
COMPETÊNCIA IV
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA
ARGUMENTAÇÃO
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE ARTICULE MUITO BEM AS PARTES DO TEXTO. ISSO IMPLICA O EMPREGO DE
RECURSOS COESIVOS (CONJUNÇÕES, PREPOSIÇÕES, PRONOMES E ADVÉRBIOS - ENTRE OUTROS) QUE
ESTABELEÇAM A DEVIDA CONEXÃO ENTRE ORAÇÕES E PARÁGRAFOS DO TEXTO.
COMPETÊNCIA V
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, DEMONSTRANDO RESPEITO AOS
DIREITOS HUMANOS E À DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE ELABORE PROPOSTA QUE ESTEJA BEM RELACIONADA AO TEMA E REVELE
COERÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO CONSTRUÍDA AO LONGO DO TEXTO.
Especial
ENEM
Até mais! BOA PROVA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário