Aqui se ensina o parágrafo perfeito; aprende-se a organizar o pensamento; colhe-se informatividade; REDAÇÃO ENEM; MEDICINA UNIMAR; MED FAMEMA! DIREITO UNIVEM! FUVEST/ UNICAMP. MELHORES NOTAS DE MARÍLIA E REGIÃO! CONFIANÇA E AMOR À EDUCAÇÃO! SER PROFESSOR: DIGNIDADE!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
QUEM CORRIGE O ERRO DO CORRETOR DE REDAÇÃO DO ENEM 2011?
Possível resposta: Princípio do contraditório e da ampla defesa
Veja dois casos de erros na correção do ENEM 2011:
No primeiro, um estudante do Colégio Lourenço Castanho, de São Paulo, considerado o melhor aluno de sua turma, tirou zero na redação do último ENEM. Em resposta a um pedido de esclarecimento formulado pela escola, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) alegou que a prova havia sido anulada por "conter impropérios". E, quando o estudante e seus professores solicitaram cópia da prova, o MEC se negou a fornecê-la, mas aumentou a nota de zero para 880 pontos.
No segundo caso, uma professora de um cursinho de Campinas, que se inscreveu no ENEM de 2011 só para obter o caderno de questões, entregou em branco os cartões de resposta e, mesmo assim, obteve em todas as provas - com exceção da de matemática - notas maiores do que as notas mínimas divulgadas pelo Inep. "Nos dois dias, assinei meu nome, respondi à frase de verificação de presença e dormi", relatou. Ela pediu esclarecimento sobre os critérios de correção e a resposta do MEC veio com erros de português.
MAS COMO E POR QUE ACONTECEM ESSES ERROS DE CORREÇÃO DO ENEM?
Foi confirmado que um dos candidatos que pediu a revisão da nota da redação, teve uma falha no processo de digitalização da sua redação. Ao ser digitalizada, a folha da redação foi enviada em branco para um dos corretores, o sistema simplesmente não digitalizou nada do que ele escreveu. Dessa forma, o corretor ao ver a folha de redação em branco, como se o candidato não tivesse escrito nada, deu nota zero.
Agora imaginem, quantos candidatos podem ter tido esse mesmo problema na digitalização da sua redação? Simplesmente não dá para imaginar, mas pelas inúmeras reclamações que eu vi, imagino que tenha sido muitos.
Outro erro é a forma de pagamento dos corretores. Por cada redação corrigida, um corretor ganha R$ 1,60. Em média, cada corretor corrigiu 3 mil redações, ganhando cerca de R$ 5 mil. Isso faz com que o corretor não tenha a devida atenção aos critérios adequados de correção, considerando que, quanto mais redações corrigidas, mais dinheiro ele vai ganhar.
FINALMENTE, QUEM SE RESPONSABILIZA PELOS ERROS E FALHAS NA CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DO ENEM?
Por causa de erros na correção da redação, diversos alunos pediram na justiça a revisão na correção da redação. A princípio o MEC se recusou, mas depois alterou a nota da redação de 129 candidatos que fizeram o ENEM 2011.
Mas e os outros candidatos? Aqueles que não têm condição de contratar um advogado para pedir revisão da correção? Estes simplesmente têm que contar com a própria sorte e esperança para que na próxima edição tenham um resultado melhor.
Esses erros de correção atrapalharam a vida de diversos estudantes que participaram dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e Programa Universidade Para Todos (PROUNI).
Lamentável que erros como esses aconteçam num processo seletivo tão importante como o ENEM, capaz de mudar a vida de milhões de pessoas!
domingo, 30 de outubro de 2011
REDAÇÃO UNICAMP 2012
A Redação na Unicamp-2012
Essa diferença, do ponto de vista do vestibular, exige que o candidato seja sensível às características e aos efeitos de cada gênero.
Carta, e-mail, manifesto, convite, discurso, relatório, reportagem, editorial, resumo, panfleto, resenha, biografia, memorando, diário, sinopse, transcrição de locução esportiva, notícia etc.
Capacidades de linguagem:
Argumentar: carta de reclamação, de solicitação, editorial, textos de opinião, resenha etc.
Expor: artigo enciclopédico, resumo de texto expositivo ou explicativo, relatório científico etc.
Relatar: anedota, curriculum vitae, diário íntimo, notícia, relato de experiência (depoimento pessoal), relato policial, relato histórico.
Narrar: ficção científica, novela, romance, biografia, autobiografia, lenda, fábula etc.
Descrever/prescrever ações /instruir: regras de jogo, receita, regulamento, manual de instrução etc.
Número de linhas estipulado para cada texto: até 24 linhas.
Valor de cada texto: de 0 a 16 pontos.
Total da prova de Redação: 48 pontos.
Só haverá anulação da prova de Redação se os três textos forem anulados.
Até mais!
domingo, 23 de outubro de 2011
REDAÇÃO ENEM ÚLTIMAS DICAS
Senhores e senhoritas,
RECOMENDAÇÕES FINAIS:
COMPETÊNCIA I
DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE REVELE MUITO BOM DOMÍNIO DA NORMA CULTA (AINDA QUE COM PONTUAIS
DESVIOS GRAMATICAIS OU TRANSGRESSÕES PONTUAIS DAS CONVENÇÕES DA ESCRITA).
COMPETÊNCIA II
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÂO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVOARGUMENTATIVO
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE COMPREENDA O TEMA E O DESENVOLVA A PARTIR DE UM PROJETO
PESSOAL DE TEXTO E DE UM REPERTÓRIO CULTURAL PRODUTIVO. ESPERA-SE AINDA QUE ELE REVELE
DOMÍNIO DO TIPO DE TEXTO SOLICITADO: DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
COMPETÊNCIA III
SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS
EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE SEJA CAPAZ DE SELECIONAR, INTERPRETAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES,
FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO PRODUTIVA ENTRE ESSA SELEÇÃO E
SEU PROJETO DE TEXTO.
COMPETÊNCIA IV
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA
ARGUMENTAÇÃO
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE ARTICULE MUITO BEM AS PARTES DO TEXTO. ISSO IMPLICA O EMPREGO DE
RECURSOS COESIVOS (CONJUNÇÕES, PREPOSIÇÕES, PRONOMES E ADVÉRBIOS - ENTRE OUTROS) QUE
ESTABELEÇAM A DEVIDA CONEXÃO ENTRE ORAÇÕES E PARÁGRAFOS DO TEXTO.
COMPETÊNCIA V
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, DEMONSTRANDO RESPEITO AOS
DIREITOS HUMANOS E À DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL
EXPECTATIVAS DA BANCA EXAMINADORA:
ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE ELABORE PROPOSTA QUE ESTEJA BEM RELACIONADA AO TEMA E REVELE
COERÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO CONSTRUÍDA AO LONGO DO TEXTO.
Especial
ENEM
Até mais! BOA PROVA.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
TEMA DE REDAÇÃO - ENEM - 2011

Esta oportunidade deve-se em parte ao peso que os Brics já têm no cenário internacional. O agrupamento possui um PIB combinado de aproximadamente 18,5 trilhões de dólares, reúne cerca de 40% da população do mundo e abrange mais de 25% da cobertura terrestre do planeta.
Apesar de a pegada ecológica per capita dos Brics ainda ser menor do que a dos países industrializados, ela vem aumentando rapidamente com o acelerado crescimento econômico do agrupamento, refletindo uma série de desafios ambientais e sociais. É natural, portanto, que a participação destes países na Rio+20 e na implementação de futuras medidas ambientais seja objeto de atenção da comunidade internacional.
Até mais! - BOA PROVA!
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
ENEM - PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Senhores e senhoritas,
Como vencer as catástrofes naturais!
Terremotos, enchentes e erupções vulcânicas causam prejuízos humanos e materiais crescentes, conforme aumenta a população mundial.
Reduzir as perdas implica definir planos para conscientizar as pessoas de modo a minimizar os riscos das catástrofes naturais
Como nossa capacidade atual para monitorar, prever e mitigar conseqüências varia de um risco geológico para outro? Que metodologias e novas tecnologias podem melhorar essa capacidade e, assim, ajudar na proteção civil em nível local e global?
Estas perguntas se relacionam ao papel das ciências naturais na disponibilização da informação básica necessária às tomadas de decisões políticas e governamentais.
As questões estão sendo parcialmente tratadas pelo "Tema Desastres Geológicos" do Integrated Global Obser ving System (Igos).
O relatório disponibilizado (ver http://dup.esrin.esa.it/igos-geohazards/ pdf/igos_report.zip) menciona que os cidadãos precisam conhecer o momento da ocorrência, a localização, a extensão, o comportamento provável e a duração dos desastres naturais.
O Igos irá reduzir a diferença entre o que é conhecido e o que é preciso conhecer, a fim de melhorar os inventários, mapas e ferramentas de monitoramento de desastres naturais a serem disponibilizados às agências de monitoramento e consultoria.
Até mais!
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
IGUALDADE DE GÊNEROS - ENEM 2011
Constituição Federal - artigo 5º/I (discriminação por motivo de sexo)
Se uma pessoa deixa de ter direitos porque é mulher, ela deve denunciar estar sendo vítima do crime de discriminação por motivo de sexo. A Constituição Federal (artigo 5º/I) diz que somos todos iguais, mulheres e homens têm os mesmos direitos e as mesmas obrigações.
Assim, se a mulher receber salário menor para fazer o mesmo serviço que um homem (artigo 7º/XXX da Constituição); se, apesar de ter competência, ela não consegue a vaga porque querem uma mulher de “boa aparência”; se querem obrigá-la a provar que não está grávida ou que é estéril para ser admitida no emprego, ela está sendo discriminada pelo fato de ser mulher.
É também importante saber que, além da Constituição Federal (artigo 7º/XVIII), existem várias leis que protegem os direitos da trabalhadora que fica grávida, após o parto e na amamentação do bebê (CLT, artigos 391 e 392).
O que diz a lei
Constituição Federal - artigo 5º - I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
Artigo 7º - XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil
domingo, 16 de outubro de 2011
ENEM - 22 E 23 DE OUTUBRO!
Estudantes que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano não poderão usar lápis, borracha e relógios. A proibição foi mantida pelo Ministério da Educação, que alega questões de segurança. As respostas objetivas e a redação deverão ser feitas com caneta preta.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro!
sábado, 17 de setembro de 2011
RECEITA DE UM TEXTO DISSERTATIVO
Senhor e senhorita,
Falemos de DISSERTAÇÃO:
Dissertação e Critérios de Correção
1. Introdução
Dissertar é expor ideias a respeito de um determinado assunto. É discutir essas ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.
A dissertação, por isso, pressupõe:
• exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever;
• raciocínio lógico;
• clareza, coerência e objetividade na exposição.
Não pense que dissertar é uma prática destinada apenas a suprir as exigências dos vestibulares, ou ainda, um recurso exclusivo de grandes escritores e políticos ao discutir e defender seus pontos de vista.
2. Estrutura da dissertação
A dissertação, comumente, apresenta três partes:
• Tese (parágrafo introdutório) — É a apresentação do assunto a ser discutido no desenvolvimento. Pode ser elaborada com uma afirmação, uma definição, uma citação ou uma interrogação, combinadas ou não entre si.
• Desenvolvimento (argumentação) — É a elaboração argumentativa da tese, uma análise crítica. Deve apresentar exemplificações, justificativas, explicações, juízos. Pode-se proceder a um confronto entre os pontos positivos e negativos do assunto (se houver), às relações de causa e consequência, às comparações de natureza histórica ou geográfica, à passagem do geral para o particular (e vice-versa) etc.
• Conclusão (ponto de chegada da discussão) –É o parágrafo final em que se podem levantar perspectivas sobre o problema discutido (possíveis soluções). A conclusão pode, ainda, ser uma síntese da argumentação ou uma retomada da tese, reafirmando se o posicionamento nela proposto.
Receita para um texto dissertativo
• Como começar?
Após depreender o tema, transforme-o numa interrogação. A resposta a essa pergunta desencadeará as ideias. Reflita sobre o enfoque a ser dado: pense na possibilidade de concordar com o tema (total ou parcialmente), refutá-lo ou fazer uma oposição de ideias. Depois dessa reflexão, rascunhe livremente seu texto ou planeje o conteúdo (sequência de ideias).
• Como elaborar?
Para construir o parágrafo introdutório, considere as abordagens mais coerentes com o seu conhecimento sobre o tema — uma citação, uma definição, uma interrogação, uma trajetória histórica, uma enumeração, uma oposição etc., podendo combiná-las ou não.
• Como discutir?
Qualquer que seja o enfoque, selecione os argumentos (para endossar, refutar ou fazer oposições). Anote evidências do cotidiano, fatos históricos, relacione causa e consequência, pense, enfim, nos exemplos que melhor fundamentam sua discussão.
• Como argumentar?
Observe se cada parágrafo argumentativo desenvolve adequadamente uma ideia-núcleo (por meio de evidências, exemplos, relações de causa e consequência etc.).
• Como concluir?
Para concluir, proceda de forma coerente com a discussão: sintetize o assunto, retome o ponto de vista da tese ou lance uma perspectiva sobre o problema.
Até mais!
domingo, 31 de julho de 2011
A REDAÇÃO DO ENEM - 2011 (2)

Senhor e senhorita,
• O Brasil ocupa a 53.ª posição entre os 65 países avaliados pelo Pisa, o mais rigoroso teste comparativo de desempenho escolar;
• 62% dos estudantes saem do ensino básico mal sabendo ler;
• 89% não sabem fazer as operações aritméticas básicas;
• 14 milhões de brasileiros são analfabetos;
• temos um déficit de 1 milhão de vagas nas empresas por falta de trabalhadores qualificados. (adaptado de Veja, 25/5/2011)
O QUE SE PERCEBE, PORÉM, É QUE: Há muito que a norma culta — o padrão estabelecido por gramáticos e lexicógrafos, que nem sempre, aliás, se põem de acordo — deixou de ter valor absoluto. O substrato real de toda língua está na fala popular, que evolui ao longo
do tempo e impõe, cedo ou tarde, mudanças na norma que se convencionou ser a correta.
VEJA UMA OPINIÃO MERECEDORA DE VALORIZAÇÃO:
Vamos conceder, apenas para argumentar, que o livro em questão ensine Linguística. Por que o MEC deveria comprar cerca de 500 000 exemplares desse título para distribuir em todas as escolas do ensino fundamental e médio? Linguística é matéria dos Cursos de Letras!
É raro um professor vir a público para reforçar a norma culta. É mais frequente que venha para espinafrar quem defenda os bons costumes na língua e para justificar que cada um deve escrever como lhe apraz, seja canela ou sassafrás.
Mas não praticaram as transgressões gramaticais que tanto defendem para obter seus títulos e serem aprovados em provas e entrevistas que os qualificaram para ensinar em escolas e universidades; do contrário, teriam sido reprovados.
Deonisio da Silva, escritor e professor universitário, veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/ (adaptado)
Ora, senhores e senhoritas, sou pago para ensinar Português. O livro do MEC, porém, preocupa-se com a Linguística. Esta foi útil a todos ... no Curso de Letras. Na função de professor, não posso negar o direito de os meus alunos aprenderem corretamente. Diga Sim à Norma Culta!
Até mais!
terça-feira, 26 de julho de 2011
REDAÇÃO DO ENEM 2011 - (1)

A preparação para a redação do Enem deve ter como ponto de partida a seguinte matriz: “propõe que os alunos reflitam sobre temas diretamente relacionados com o exercício da cidadania”.
Isto significa que você é chamado a refletir sobre temas que constituem desafios para o cidadão. Entretanto, é chamado não só para INFERIR, mas para INTERFERIR.
Senão vejamos:
- 2006: O PODER DA TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA.
- 2007: O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
A banca não queria apenas a inferência sobre a importância da inclusão, da valorização do outro, mas, sobretudo, a partir dessa consciência, mostrar ideias de INTERVENÇÃO, isto é, mostrar saídas para essa situação-problema.
Não se esqueça, não é a reflexão pela reflexão. Não é uma prova de a reflexão como um fim em si mesmo. Antes, um refletir que traduza verdadeiras ações sobre o meio soscial.
- 2008: O MEIO AMBIENTE- FLORESTA COMO MÁQUINA DE CHUVA.
- 2009: O INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA SOCIAL.
Assim sendo, o que se percebe é que são temas que abordam questões de ordem política, econômica, social, cultural e científica. Apresentados como situação-problema, como desafio, para o qual o vestibulando deverá propor soluções, respeitando os direitos humanos.
I - domínio da Norma Culta;
II – Conformidade com a tipologia textual: dissertativo-argumentativo;
III- Selecionar fatos, opiniões, exemplos, dados, argumentos que se relacionem com o tema;
IV- Aproveitar elementos de coesão e mecanismos organizadores do texto;
V- proposta de intervenção, articulada com a discussão desenvolvida. A proposta deve garantir unidade como a discussão apresentada.
domingo, 5 de junho de 2011
PRECONCEITO LINGUÍSTICO I

É longa a discussão sobre variedade linguística. Entretanto, ela está a ser atualizada pelo MEC.
Mau sinal: a corrupção chegou à linguagem? Há, pelo menos, duas tarefas dos professores de língua portuguesa, na atualidade, como definir a língua padrão brasileira e como tratar a variação lingüística.
A discussão sobre gramática na classe está “quente”. Será que os brasileiros sabem gramática? A professora de Português propõe para debate o seguinte texto:
PRA MIM BRINCAR
Não há nada mais gostoso do que o mim sujeito de verbo no infinito. Pra mim brincar. As cariocas que não sabem gramática falam assim. Todos os brasileiros deviam de querer falar como as cariocas que não sabem gramática.
– As palavras mais feias da língua portuguesa são quiçá, alhures e miúde.
(BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. Org: Emanuel de Moraes. 4ª ed. Rio de Janeiro,
José Olympio, 1986. Pág. 19)
Com a orientação da professora e após o debate sobre o texto de Manuel Bandeira, os alunos chegaram à seguinte conclusão:
a) Uma das propostas mais ousadas do Modernismo foi a busca da identidade do povo brasileiro e o registro, no texto literário, da diversidade das falas brasileiras.
b) Apesar de os modernistas registrarem as falas regionais do Brasil, ainda foram preconceituosos em relação às cariocas.
c) A tradição dos valores portugueses foi a pauta temática do movimento modernista.
d) Manuel Bandeira e os modernistas brasileiros exaltaram em seus textos o primitivismo da nação brasileira.
e) Manuel Bandeira considera a diversidade dos falares brasileiros uma agressão à Língua Portuguesa
Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, é autor de “Bicho urbano”, poema sobre a sua relação com as pequenas e grandes cidades.
Bicho urbano
Se disser que prefiro morar em Pirapemas
ou em outra qualquer pequena cidade do país
estou mentindo
ainda que lá se possa de manhã
lavar o rosto no orvalho
e o pão preserve aquele branco
sabor de alvorada.
...............................................................................
A natureza me assusta.
Com seus matos sombrios suas águas
Suas aves que são como aparições
me assusta quase tanto quanto
esse abismo
de gases e de estrelas
aberto sob minha cabeça.
(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro:
José Olympio Editora, 1991)
Embora não opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relação do homem com alguns desses elementos, ele recorre à sinestesia, construção de linguagem em que se mesclam impressões sensoriais diversas. Assinale a opção em que se observa esse recurso.
a) “e o pão preserve aquele branco / sabor de alvorada.”
b) “ainda que lá se possa de manhã / lavar o rosto no orvalho”
c) “A natureza me assusta. / Com seus matos sombrios suas águas”
d) “suas aves que são como aparições / me assusta quase tanto quanto”
e) “me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas”
sábado, 9 de abril de 2011
PÁSCOA 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
FUVEST 2ª FASE

Senhores e senhoritas
COMO FAZER UMA BOA PROVA ESCRITA:
A primeira recomendação é LER com muita ATENÇÃO os enunciados e entender o que está sendo pedido. Embora essa seja uma recomendação estereotipada, ela é muito útil na segunda fase.
A segunda: é preciso estar atento ao fato de que o examinador, ao ler as suas respostas, terá de entender o que você quis dizer.
Isso pode parecer óbvio, mas na ânsia de responder tudo o que sabe, você não organiza as ideias, e as respostas acabam ficando incompreensíveis.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
A REDAÇÃO NA UNICAMP

domingo, 17 de outubro de 2010
AS QUESTÕES DO ENEM = SITUAÇÕES-PROBLEMA

ENEM: NA RETA.
Questão nº 49, ENEM – 1998.
Você está estudando o abolicionismo no Brasil e ficou perplexo ao ler o seguinte documento:
Texto 1
Discurso do deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira - Brasil 1879
No dia 5 de março de 1979, o deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira, discursando na Câmara,
afirmou que era preciso que o poder público olhasse para a condição de um milhão de brasileiros,
que jazem ainda no cativeiro. Nessa altura do discurso foi aparteado por um deputado que disse:
“BRASILEIROS, NÃO”.
Em seguida, você tomou conhecimento da existência do Projeto Axé (Bahia), nos seguintes termos:
Texto 2
Na língua africana lorubá, axé significa força mágica. Em Salvador, Bahia, o Projeto Axé conseguiu fazer, em apenas três anos, o que sucessivos governos não foram capazes:
a um custo dez vezes inferior ao de projetos governamentais, ajuda meninos e meninas de rua a construírem projetos de vida, transformando-os de pivetes em cidadãos.
A receita do Axé é simples: competência pedagógica, administração eficiente, respeito pelo menino, incentivo, formação e bons salários para educadores. Criado em 1991 pelo advogado e pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca, o Axé atende hoje a mais de duas mil crianças e adolescentes. A cultura afro, forte presença na Bahia, dá o tom de Projeto Erê (entidade
criança do candomblé), a parte cultural do Axé. Os meninos participam da banda mirim do Olodum, do Ilé Ayê e de outros blocos, jogam capoeira e têm um grupo de teatro.
Todas as atividades são remuneradas. Além da bolsa semanal, as crianças têm
alimentação, uniforme e vale-transporte.
49) Com a leitura dos dois textos você descobriu que a cidadania:
(A) jamais foi negada aos cativos e seus descendentes
(B) foi obtida pelos ex-escravos tão logo a abolição fora decretada
(C) não era incompatível com a escravidão
(D) ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros
(E) consiste no direito de eleger deputados.
Essa questão bem poderia ser específica da disciplina de História do Brasil, mas, para chegar a sua resolução, mais uma vez o candidato não necessita obrigatoriamente de conhecimentos próprios de tal disciplina.
A partir da leitura dos textos, cobra-se do participante algo relacionado à cidadania no Brasil.
Em relação à alternativa D, segundo a qual a cidadania “ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros”, o leitor, após a leitura dos textos, que possuem um confronto temporal (falam de séculos diferentes), poderá chegar à conclusão de que o Projeto Axé na Bahia é uma forma de resgatar a cidadania desses milhões de brasileiros cativos citados no texto que expõe o discurso do deputado baiano. Nesse caso, o leitor usa como estratégia a metacognição, fazendo uma comparação entre os dois textos, para perceber sua continuidade temática: a falta de cidadania a uma parcela significativa da população brasileira.
domingo, 10 de outubro de 2010
HOJE, DIA ESPECIAL: MIRTES; ANA OLÍVIA; Sr. PEDRO e...

Vocês foram criados para se tornarem semelhantes a CRISTO!
DEIXEM QUE AS RAÍZES DE VOCÊS SE APROFUNDEM EM CRISTO E EXTRAIAM NELE A NUTRIÇÃO. CUIDEM DE CONTINUAR A CRESCER NO SENHOR, E TORNEM-SE FORTES E VIGOROSOS NA VERDADE.
Um abraço e felicidades a todos os que fazem do 10/10/2010 um Dia Especial.
10/10/2010 !
terça-feira, 7 de setembro de 2010
MACHADO DE ASSIS E A INDEPENDÊNCIA

Senhores e senhoritas,
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
MACHADO DE ASSIS E JOSÉ SERRA
