Como se compreende um texto?
 Alguns , dos meus alunos,  imaginam que,  quando lemos, vamos unindo uma palavra com a outra e , dessa forma, abstraímos  a  informação  do texto.  Todavia, o significado do texto não é depreendido somente através dos elementos explícitos. Para você entender um texto, não se esqueça de construir a lógica que relaciona as informações apresentadas, elaborando as partes de sentido que ligam as várias informações. Como fazer isso? A princípio, você  deve conectar as partes para dar coerência ao conjunto, porque, quando lemos, observamos que há o explícito  e  o  implícito. Nem tudo é dito claramente. Precisamos deduzir e completar o que não está no texto. Se  não está no texto, onde está? Em seu conhecimento de mundo. Acrescente  conhecimentos extras ao que vem  dito literalmente. Essas informações, fornecidas por você, servem para criar a lógica do texto. São, também, essenciais para a compreensão daquilo que o autor quer comunicar.
  Veja  um  exemplo simples:
   I - O carro  de Rubião foi  arrombado.  Ele está pensando em comprar um alarme.
Esses dois períodos se relacionam por um conjunto de informações não expressas explicitamente: - quem tem o carro arrombado  pode querer buscar mais segurança; um alarme pode proteger carros; o carro não será mais arrombado, etc
  II- Amanhã, segunda-feira, Rubiãozinho  vai buscar o avô. O velhinho  precisa de companhia.
Quem  é  o  velhinho?  O texto não esclarece, não é? Tal informação exige o conhecimento de mundo. Você passa a inferir relaçoes não especificadas. Você precisa completar o que não está dito no texto. Então, qual é  o referente? Não há problemas, pois nosso conhecimento prévio nos garante dizer  que o 'velhinho'  é  o  avô  de  Rubiãozinho. Na nossa cultura, avô  é  =  velhinho.
  Assim sendo, com base nas informações do texto e com base nas suas informações, você constrói   inferências, isto é, informações  extras para o texto. Interpretar texto  exige  sempre  uma leitura  nas  entrelinhas. Compreender um texto envolve, pois, o que se percebe de explícito  e  o  que  você  insere  no  texto.
   PS.:  Quando  o  texto  do  vestibular  trouxer  uma  relação que se  distancie  da  lógica, como,  "O  carro  de  Rubião foi  arrombado.  Ele  está  pensando  em  comprar  um  gatinho."
Que  faremos?  É  mais  fácil  entender o texto em que  aparece  o  alarme  do  que o que  apresenta  o gatinho. Todavia, se o autor escreveu  isso  é  porque  acredita numa possível relação. Ou  é  louco! Para  compreendê-lo,  deve, pois, percorrer um caminho maior. Até mais!
2 comentários:
Oi Ernaldo, é a Paty do segundo B, tudo bem?
Vim dar uma passadinha aqui no seu blog, te dar parabéns e perguntar uma coisinha...
Álcool, tem plural?
Abraço!
OII ERNALDO!
adorei o blog e as informações aqui contidas.
está de parabéns!!!
um abraço, Lorena
Postar um comentário