domingo, 10 de fevereiro de 2008

ARTE DE ESCREVER 1

É opinião comum, entre meus alunos, o fato de que a redação esteja entre as tarefas mais difíceis do vestibular. O certo é que a matéria 'redação' não tem a seu favor um programa pré-estabelecido, organizado sistematicamente, por meio de tópicos, como ocorre, por exemplo, em Biologia ou outra disciplina caracterizada pela predominância da logicidade. Não menos certo é mostrar que Escrever bem envolve a construção de um estilo próprio, uma forma pessoal de lidar com a linguagem. Assim sendo, a ausência de um método cartesiano para pensar a redação torna-se fator determinante e profícuo para a aprendizagem do aluno. A redação tem, pois, a seu favor o ato criativo e a liberdade de elaborar a escrita a serviço do pensamento.
Em redação, meu papel, como professor, resume-se em desafiar o aluno a se superar sempre e sempre, a buscar estilo próprio e sentir o prazer do próprio texto. Ensinar a escrever redação deixa de ser, portanto, uma tarefa positivista na qual imponho meu método de construção de texto, minha metodologia como uma caixa de ferramentas e instrumento inibitório da criatividade do vestibulando.
Em minhas aulas, o aluno perceberá a necessidade de interagir-se com, pelo menos, três competências que são avaliadas num exame de REDAÇÃO dos grandes vestibulares. Senão vejamos:
a) Apreensão do tema posto em discussão;
b) Organização do raciocínio crítico (ninguém escreve bem sem saber bem o que escrever);
c) Busca de um estilo próprio de produzir o texto.
Antes de verificar se meu aluno já domina a estrutura dissertativa, minha opção é ajudá-lo a pensar criticamente; organizar um texto cuja presença seja demarcada pelo julgamento crítico.
Assim, escrever é pensar no texto, porém pensar criticamente. Como exercitar o pensamento no papel? Como pensar criticamente?
Na próxima aula, falarei sobre o processo de formação do raciocínio crítico.

6 comentários:

camila disse...

ERNALDO DO MEU CORAÇÃO!
Você é o professor que mais me fez entender a maravilhosa, explendorosa e fofinha Grá-grá!
Por isso, sou muito grata. E o blog facilitou as nossas vidas, garanto...
Beijos, Camila (Cristo Rei - 3ºB)

I Am The Walrus disse...

ERNALDICAS EU TE AMO!
\o/

Unknown disse...

Boa professor, meu primeiro ano com você e já estou entendendo melhor o português. Ainda tenho muito que melhorar, mas espero isso no decorrer do ano. Parabens pelo blog.

abraços

Fran Araújo disse...

Professor Ernaldo, amei seu blog, estarei sempre visitando!

Beijos

Francielle

Unknown disse...

Muito bom o blog professor!!!

Já está nos meus favoritos!

Lucas(CCR - 3ºB)

Anônimo disse...

Professor Ernaldo, é a primeira vez que eu acesso o Ernaldicas e achei muito interessante as suas aulas e a quantidade de pessoas que acessa o seu blog. Meus parabéns!!!

Paula Hiromi 3°B