É opinião comum,  entre meus alunos, o fato de que a redação esteja entre as tarefas mais difíceis do vestibular. O certo é que a matéria 'redação'  não tem a seu favor um programa pré-estabelecido, organizado sistematicamente, por meio de tópicos, como ocorre, por exemplo, em Biologia ou outra disciplina  caracterizada pela predominância da logicidade. Não menos certo é  mostrar que Escrever bem envolve  a  construção de um estilo próprio, uma forma pessoal de lidar  com  a  linguagem. Assim sendo, a  ausência  de  um método  cartesiano  para  pensar  a redação  torna-se  fator  determinante  e  profícuo  para  a aprendizagem  do  aluno. A redação tem, pois, a seu favor  o  ato  criativo  e  a  liberdade  de elaborar  a  escrita a serviço  do  pensamento.
   Em redação, meu papel, como professor,  resume-se  em  desafiar  o aluno a se superar sempre e sempre, a buscar estilo próprio  e  sentir  o  prazer  do  próprio  texto. Ensinar  a  escrever  redação  deixa de ser, portanto,  uma tarefa positivista na qual imponho meu método de construção de texto, minha metodologia como uma  caixa de ferramentas  e  instrumento  inibitório da criatividade do  vestibulando.
   Em  minhas  aulas,  o  aluno  perceberá  a  necessidade  de  interagir-se  com, pelo menos, três competências que  são avaliadas  num  exame  de REDAÇÃO dos grandes vestibulares. Senão  vejamos:
a) Apreensão do tema posto em discussão;
b) Organização do raciocínio crítico (ninguém escreve bem  sem  saber bem o que  escrever);
c)  Busca  de  um  estilo  próprio de produzir  o  texto.
   Antes de verificar se meu aluno já domina a estrutura dissertativa, minha opção é ajudá-lo  a  pensar  criticamente; organizar um texto cuja presença seja demarcada pelo julgamento crítico.
Assim,  escrever  é  pensar  no  texto, porém  pensar  criticamente. Como  exercitar  o pensamento  no  papel?  Como  pensar  criticamente?  
   Na  próxima  aula,  falarei  sobre  o  processo  de formação  do  raciocínio crítico. 
6 comentários:
ERNALDO DO MEU CORAÇÃO!
Você é o professor que mais me fez entender a maravilhosa, explendorosa e fofinha Grá-grá!
Por isso, sou muito grata. E o blog facilitou as nossas vidas, garanto...
Beijos, Camila (Cristo Rei - 3ºB)
ERNALDICAS EU TE AMO!
\o/
Boa professor, meu primeiro ano com você e já estou entendendo melhor o português. Ainda tenho muito que melhorar, mas espero isso no decorrer do ano. Parabens pelo blog.
abraços
Professor Ernaldo, amei seu blog, estarei sempre visitando!
Beijos
Francielle
Muito bom o blog professor!!!
Já está nos meus favoritos!
Lucas(CCR - 3ºB)
Professor Ernaldo, é a primeira vez que eu acesso o Ernaldicas e achei muito interessante as suas aulas e a quantidade de pessoas que acessa o seu blog. Meus parabéns!!!
Paula Hiromi 3°B
Postar um comentário