terça-feira, 21 de abril de 2009

ARTE DE ESCREVER: cuidado com o verbo acontecer!



Senhores e senhoritas,


"Saber gramática", ou mesmo "saber português", é geralmente considerado privilégio de poucos. Raras pessoas se atrevem a dizer que conhecem a língua. Tendemos a achar, em vez, que falamos "de qualquer jeito", sem regras definidas. Dois fatores principais contribuem para essa convicção tão generalizada: primeiro, o fato de que falamos com uma facilidade muito grande, de certo modo sem pensar. Segundo, o ensino escolar nos inculca a ideia de que não conhecemos a nossa língua.

Outras disciplinas há que são tão ou mais difíceis, por exemplo, a matemática e a química e, para alguns, a história. Mas nenhuma suscita reações tão violentas como a gramática.


Aqui se faz necessário atentarmos para o uso generalizado do verbo ACONTECER. O problema é que alguns alunos estão usando o verbo ACONTECER para tudo, pois usam o verbo com sentidos que nunca teve ou pode ter. ATENÇÃO!


1- "O desastre acontecido em Santa Catarina". Senhores, fatos ocorrem. Não acontecem.

2- "As operações acontecidas na bolsa". Senhoritas, tais fatos se efetuam na bolsa.

3- "Casamento que irá acontecer..."Senhores, casamentos se realizam...

4- "Para que aconteça o que foi prometido..." Senhoritas, tais fatos se cumprem...

5- "Nenhum efeito aconteceu..."Senhores, nenhum efeito resultou...

6- "A discussão aconteceu em nada".Senhoritas, a discussão reverteu...

7- "Faltas que aconteceram por descuido". Senhores, tais fatos se praticam...

(...)

Se fosse para escrever de qualquer jeito, por que o Estado e outras instâncias, incluindo nossa família, gastaram tanto com instrução?

Até mais!

terça-feira, 7 de abril de 2009

FELIZ PÁSCOA


Senhores e senhoritas,

Páscoa é palavra hebraica. Significa 'passagem'. Os pastores nômades comemoravam a Páscoa. Cantavam e dançavam pela despedida do inverno e advento da primavera. Na nova estação, a neve se ia. Os campos se cobriam de pastagens. Os alimentos abundavam.

Mais tarde, os judeus começaram a festejar a Páscoa. Lembravam, com sacrifícios, a saída do povo de Israel do Egito. Significava a passagem da escravidão para a liberdade. No livro "Exôdo", a Bíblia conta toda a história da passagem. Vale a pena ler.

Em 325, os cristãos instituíram a Páscoa. Com ela, exaltam a ressurreição de Cristo. Em outras palavras: a passagem da morte para a vida. Para católicos e protestantes, a Páscoa simboliza a morte vicária. Jesus morreu em lugar dos homens. Morreu para salvá-los.

Não se esqueça, portanto, de que Páscoa é vida nova. Vamos viver renovando-nos sempre!
Feliz páscoa!

QUANTO AO ASPECTO GRAMATICAL, OBSERVEM:
O substantivo "Páscoa" ligou-se ao sufixo AL. Com ele, formou os adjetivos pascal e pascoal. As duas letrinhas aparecem, sobretudo, em adjetivos. Em todos, têm o mesmo significado. Quer dizer relacionado com, pertinente a.

PÁSCOA vem do hebraico pessach. Como aquele acontecimento representou a libertação de um povo inteiro, os cristãos adotaram o mesmo nome para designar a festa celebrada na ressurreição de Jesus.
Aos meus alunos e leitores,
FELIZ PÁSCOA!